Psicologia comportamental: conceitos basicos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• A possibilidade de uma ciência do comportamento.
Evitar os termos relacionados à consciência e à mente deixaria a psicologia para estudar o comportamento humano e animal. Se a lei da evolução nos diz que “evoluímos” de outras espécies então podemos observar comportamentos de outras espécies para explicar os comportamentos humanos, com isso surgiram:
o A psicologia como a ciência docomportamento
o A análise do comportamento


• Livre-arbítrio X Determinismo

o Determinismo – é a idéia de que é possível fazer uma ciência do comportamento, onde o objeto de estudo é ordenado, pode ser explicado, previsto e controlado desde que se tenha os conhecimentos e meios necessários.
 O determinismo em uma ciência do comportamento é a noção de que explicações do comportamento encontram-seunicamente na hereditariedade e no ambiente. (filogênese e ontogênese)
Porém muitos não aceitam a idéia de que tudo que fazemos é determinado filogeneticamente e ontogenéicamente, defendem que o individuo tem sim um “livre-arbítrio”, defendendo isso, alguns filósofos propuseram teorias que conciliavam o livre-arbítrio com o determinismo.
o Livre-arbítrio – a suposição de que um terceiro elemento,algo dentro do indivíduo é responsável por suas escolhas.
 Determinismo Brando – (Donald Hebb) – defende que o comportamento depende da hereditariedade e da história ambiental, fatores menos visíveis do que no ambiente atual do individuo, porem, essa tese não foge do determinismo
 Teoria Compatibiliza Dora – (Daniel Denett) – defende que o livre-arbítrio é a deliberação (questionamento) antesda ação, porem, isso não foge do determinismo, pois uma ontogênese pode “gerar” a deliberação sobre uma ação da mesma forma.

A única tese defendida no livre-arbítrio que vai de oposição ao determinismo é o livre-arbítrio-libertário.
o Livre-arbítrio-libertário – defende que mesmo se pudéssemos que ter conhecimento de todas as variáveis e poder para manipulá-las, ainda sim o individuo poderiaagir de maneira diferente ao esperado. E como ter poder sobre todas as variáveis não é possível, o impasse entre livre-arbítrio e determinismo nunca se concluirá.



• Compreender uma Ciência.
Para essa compreensão, o primeiro passo é entender como esta disciplina vê, ela mesma e a ciência, ou seja, como ela responde perguntas como “o que é ciência?” e “qual o objetivo da ciência?”,respostas diferentes a estas perguntas irão orientar construções cientificas também diferente.
A análise do comportamento se define como Pragmática (Pragmatismo) que em uma comparação um pouco grosseira significa ser pratico. Veremos então alguns aspectos do pragmatismo:
o Não existência de uma verdade absoluta.
o Se uma teoria nos permite explicar mais e melhor acerca de nossa experiência, então ela émais verdadeira que outras.
o Deve-se ater em questões relevantes e funcionais.
o Descartar a busca por verdades em questões infindáveis como “predestinado ou livre?”, “material ou espiritual?” e sim interpretar e identificar as conseqüências pratica para daí sim uma possível atuação sobre o mesmo.
o Necessidade de se comunicar de forma eficiente e econômica com as pessoas (por meio deconceitos para a explicação do mundo)
o Explicação = Descrição – a partir de observações, consegue-se descrever de forma econômica como os eventos do mundo se relacionam, com isso, compreender de forma clara e concisa, determinados eventos.




• Má publicidade da Analise do Comportamento e Controle.
As pessoas vêem a controle do comportamento como algo ruim porque, a maioria das pessoas pensa quecontrole é igual à coerção.
A visão leiga sobre o controle do comportamento é equivocado, pois mesmo que fossemos contra o controle do comportamento ele existiria, o controle do comportamento não é feito apenas por comportamento coercitivo, esse tipo de comportamento é apenas uma SUBCATEGORIA do controle.




• E o que é controle para o Analista do Comportamento
O controle é um FATO DA...
tracking img