Sigmund freud e henri wallon e suas contribuições para a educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“ Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana , essa palavra seria incontestavelmente inconsciente “ ( Laplanche, Pontalis. Vocabulário da psicanálise p.307)

SIGMUND Freud

A partir do século XVII com a revolução metodológica iniciada por Galileu Galilei ocorreu a total autonomia da ciência e o seu desligamento da Filosofia.Foram surgindo as ciências particulares ,como Física , Sociologia , Biologia, Psicologia , etc . Essas ciências delimitaram um campo especifico de pesquisa e fizeram surgir a partir daí as teorias cientificas influenciadas pelas condições da vida social nos seus aspectos econômicos , políticos e culturais . São produções históricas criados por homens concretos como Sigmund Freud , Charles Darwin , Karl Marx, Jean Piaget, LevVygotsky dentre outros .
Sigmund Freud (1856- 1939) revolucionou o século XIX e XX ao criar a Psicanálise e toda a sua teoria . Porém, antes de falar de Freud e sua contribuição a Educação farei uma rápida exposição de sua vida e obra . Freud foi um belíssimo medico vienense que alterou radicalmente o modo de pensar a vida pisquica. Ele ousou colocar os “ processos misteriosos “ do psiquismo ,isto é , os sonhos , os esquecimentos , a própria interioridade do homem e o seu eu como um problema cientifico . A investigação sistemática desses problemas levou Freud a criação da Psicanálise .
O termo Psicanálise é usado para se referir a uma teoria , a um método de investigação e a uma pratica profissional . Freud formulou a sua teoria através de um conjunto de conhecimentos sistematizadossobre o funcionamento da vida psíquica . Publicou varios livros durante toda a sua vida e grande parte da sua produção foi baseada em experiências pessoais transcritas em varias obras , como A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS , A PSICOLOGIA DA VIDA COTIDIANA , dentre outras .
O livro a interpretação dos sonhos foi publicado em 1900 e Freud apresentou ao mundo a primeira concepção sobre a estruturae funcionamento da personalidade . Nessa teoria ele referiu a existência de três sistemas da nossa mente : O INCONSCIENTE , PRÉ – CONSCIENTE E CONSCIENTE .
Sigmund Freud em sua clinica estudou profundamente as causas e funcionamento das neuroses , descobriu que a grande maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual , localizados nos primeiros anos devida dos indivíduos , isto é na vida infantil estavam as experiências da vida traumática . Assim , as ocorrências na infância deixam marcas profunda na estrutura da personalidade adulta.

Freud coloca a sexualidade como sendo o centro da vida psíquica e afirma que a sexualidade inicia-se desde o nascimento. A função sexual existe desde o principio da vida , logo após o nascimento e não só apartir da puberdade como afirmavam as idéias dominantes. Ele destacou que tanto o homem como a mulher podem sentir prazer e que o sexo não esta associado apenas a reprodução . Nas palavras de Freud a libido “ é a energia dos instintos sexuais e só deles“ . Nesse processo de desenvolvimento psicossocial , o individuo tem nos primeiros tempos de vida , a função sexual ligada a sobrevivência , eportanto o prazer é encontrado no próprio corpo.
Entre 1920 e 1923 , Sigmund Freud repensa a teoria do aparelho psíquico e introduz os conceitos de ID , EGO E SUPEREGO para referir-se aos três sistemas da personalidade . O ID constitui o reservatório da energia psíquica , onde se localiza as pulsões : a de vida e morte . É regido pelo principio do prazer . O EGO é o sistema que estabelece oequilíbrio entre as exigências do ID , as exigências da realidade . Funciona como regulador que altera o principio do prazer no sentido de buscar a satisfação considerando as condições objetivas da realidade.O SUPEREGO origina-se do complexo de Édipo , a partir da internalização das proibições , dos limites e da autoridade. Assim sendo , a moral , os ideais são funções do superego .
QUAL A...
tracking img