As teorias relevantes para se pensar a aplicação da psicologia na educação.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE PEDAGOGIA – 2° SEMESTRE

POLO DE :





Curso de Pedagogia.

Disciplina: “Psicologia da Educação.”

Acadêmicos:





Relatório: As Teorias relevantes para se pensar a aplicação da Psicologia na Educação.Profa. Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

RESUMO



Este trabalho teve como objetivo principal permitir uma maior compreensão e conhecimento das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre as teorias e reflexões de grandes aliados da educação sendo eles: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotsky, e as suascontribuições para a educação. De acordo com Freud, dividiu o nosso desenvolvimento em fases, também refletimos a teoria de Jean Piaget, as crianças se desenvolvem através de quatro estágios de capacidades cognitivas são elas sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal, enquanto que Henri Wallon desenvolveu sua teoria sobre afetividade, ponto importante tanto para a formação dointelecto do indivíduo como para a sua sobrevivência e Lev Vygotsky acreditava que não se pode separar o afeto do intelecto; ambos devem ser vistos com um todo.

Palavras Chaves: Contribuições para Educação, Estudos Científicos, Teorias, Conhecimento.





Relatório: As teorias de Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vygotsky: Aspectos relevantes para se pensar a aplicaçãoda Psicologia na Educação.


INTRODUÇÃO



Este trabalho é o produto final das atividades práticas supervisionadas desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Psicologia da Educação. Trata-se de um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas que tem como objetivos favorecer a aprendizagem; estimular aco-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz; promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo; desenvolver estudos independentes, sistemáticos e o auto-aprendizado; oferecer diferentes ambientes de aprendizagem; auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação; promover a aplicação da teoria e conceitos para asolução de problemas práticos relativos à profissão; direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.
Os desafios desta Atividade Prática Supervisionada nos proporcionaram uma reflexão acerca dos teóricos da Psicologia que contribuíram com a História da Educação em Geral: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vygotsky.
Para a realização destaatividade, seguimos alguns passos que nos possibilitaram adquirir competências e habilidades requeridas em nossa atuação profissional.
Particularmente, seguimos três passos importantes: no primeiro, pesquisamos sobre quem foram os teóricos: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, bem como suas contribuições para a Educação; no segundo passo, fizemos o registro das nossasconsiderações e reflexões pessoais, com base nas consultas realizadas; e, finalmente no passo três, com base nos apontamentos individuais realizados nos passos anteriores, nossa equipe desenvolveu o primeiro relatório parcial apresentando três aspectos relevantes das teorias de Freud, Piaget, Wallon e Vygotsky para se pensar a aplicação da psicologia da educação.
Freud foi o pai da psicanálise, e fez onosso primeiro aparelho psíquico, com as divisões do inconsciente, pré-consciente e consciente, e logo após, chegou à conclusão de outro aparelho psíquico, o id, ego e superego. Id funciona como o inconsciente, o ego, o consciente e o superego, funcionam como uma censura, ligada as leis morais, uma pessoa que está bem com a sua mente, contém esse superego.
Também em suas pesquisas...
tracking img