Laraia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FILOSOFIA

DEMOCRACIA E EXCLUSÃO: Os sem teto, os sem terra, sem escola, os marginalizados da cultura e exclusão digital.

EQUIPE: Adalberto, Daniella, Dawitt, Gustavo A., Hélio, Hyller, Patrícia, Ygor.

TURMA: Q/M
SERIE: 2°ano.

Salinas MG
14 de março de 2013
1. INTRODUÇÃO
A Constituição de 1988 instituiu no Brasil um Estado Democrático de Direito, o qual tem porfundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, bem como o pluralismo político. Esta lei instituiu não só um sistema democrático no Brasil, isso porque a cidadania garantida pela Constituição além de direitos políticos abarcam direitos sociais, ou seja, além de ser a vinculação jurídica do indivíduo a um Estado soberano, acidadania deve compreender, ainda, uma série de direitos e exigências relativas à garantia de um mínimo existencial.
Do grego demo =povo e cracia= governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições.. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão emanifestações de suas opiniões. A maior parte das nações do mundo atual seguem o sistema democrático.
No entanto nos dias de hoje é possível observar em qualquer lugar do mundo, em todas as nações que seguem este sistema democrático de governo pessoas que vivem “marginalizadas” desta lei. Os sem terra, os sem escola, os sem teto, os marginalizados da cultura, todas estas pessoas são perceptíveis em todos esteslugares, porem são invisíveis aos olhos de muitos, principalmente daqueles que são eleitos para governar e assegurar a democracia em nosso país.
Este trabalho visa justamente isto, falar sobre o que e quem são estas pessoas que englobam estas denominações.

2. DESENVOLVIMENTO
OS SEM TETO E OS SEM TERRA
Muitas pessoas acham e usam esta denominação como se fossem a mesma coisa, porem não sabemque estes se referem a grupos de pessoas que vivem em situações diferentes.
SEM TETO: Um sem-teto ou um desabrigado, ou sem-abrigo, é uma pessoa que não possui moradia fixa, sendo sua residência os locais públicos de uma cidade.
É comum identificar a figura do sem-teto com a do mendigo ou do morador de rua de uma forma geral.
Existe hoje no Brasil um outro tipo de sem-teto: aquele que vive na casade parentes, de favor, em área de risco (à beira de rios, por exemplo) ou em imóvel alugado. Nas favelas reside a maior parte dos sem-teto do país.
Encarado como um problema social, está presente em praticamente todos os países como um indicador de desajuste (casos de alcoolismo, vícios, distúrbios psicológicos, etc.) ou reflexo das condições econômicas.
SEM TERRA: O Movimento dos TrabalhadoresRurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista e do cristianismo progressista (teologia da libertação), cujo objetivo é a realização da reforma agrária no Brasil. O MST teve origem na década de 1980. Defendem eles que a expansão da fronteira agrícola, os megaprojetos, dos quais as barragens são o exemplo típico - e a mecanização daagricultura contribuíram para eliminar as pequenas e médias unidades de produção agrícola e concentrar a propriedade da terra.
OS SEM ESCOLA
Nas grandes cidades, é comum ver crianças nas ruas, fazendo malabarismo, vendendo doces ou pedindo esmola. Podia ser meu filho, pensam alguns. Mas há uma pergunta mais importante a fazer: por que esses meninos e meninas não estão na escola, estudando?
No Brasil, 600mil crianças e adolescentes estão fora das salas de aula (de acordo com o IBGE). E mesmo entre os que estão matriculados, há muito problemas: 28% faltam muito e não podem ser considerados alunos de fato, com uma jornada mínima de cinco horas diárias de estudo.
As principais causas da não escolarização estão em questões familiares e culturais, envolvimento com drogas, trabalho precoce e falta...
tracking img