Serifas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "semserifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.Tipicamente, os textos serifados são usados em blocos de texto, pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto. O ser humano lê palavras ao invés de letras individuais, assim as letras serifadasparecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras. Por outro lado, os tipos sem-serifa costumam ser usados em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem ater maior peso e presença para os olhos ("chamando a atenção"), já que parecem mais limpos.
Como tudo está em constante mudança, um novo conceito surgiu junto com a Revolução Industrial: O dapropaganda. Os profissionais selecionavam os tipos e faziam com que os pontos grossos ficassem ainda mais espessos. Como a visão humana é bem limitada, tudo o que se via era linhas verticais. A soluçãoóbvia para este problema foi fazer com que a letra inteira ficasse mais grossa. Muitos tipos de serifa grossa com contraste grosso-fino suave têm um grau muito elevado de legibilidade, podendo serfacilmente utilizados em textos extensos. O único incômodo desses tipos de letras seria a criação de uma página mais escura do que aqueles em estilo antigo, pois seus traços são mais grossos e o peso de cadaletra é relativamente igual. Tipos sem serifa costumam ser usados em livros infantis, por causa da estética clara e direta.
Outro elemento diretamente ligado à legibilidade é o Alinhamento. Ele cuidada disposição das palavras e frases dentro de colunas. Pode ser justificado, à esquerda, à direita e centralizado. Cada qual traz benefícios únicos se bem empregados, mas também prejuízos em...
tracking img