Variante , calculo e montagem de linhas aerias de alta tensão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Designa-se por linha, um circuito simples constituído por um certo numero de condutores adequado ao tipo de corrente a transmitir (corrente continua ou corrente alternada). Quando se fala em linha aeria de alta tensão trata-se de um circuito de corrente alternada polifásico, estando a linha suportada por poste ao longo do seutrajecto. Como, a maior parte do isolamento e feito pelo ar,as linhas eléctricas de alta tensão são de um modo geral o método mais barato para transmissão de energia a larga escala. Os postes que sustentam os condutores são geralmente metálicos ou de betão de acordo com os esforços que tem que e os condutores são em alumínio ou alumínio reforçado com aço.

São diversos os factores que condicionam oprojecto de linhas aerias de alta tensão.Estes poderão ser de natureza electrica,mecanica,ambiental e economica.Em relação aos dois ultimos,e na generalidade dos casos dificil satisfazer plenamente nos dois dominios, no entanto e sempre objectivo atender aos dois factores justamente e e encontrar uma solução que apresente a melhor possivel neste problema multi-criterio.

Os factores mecanicos tema ver com as forças mecanica resulltantes da aação utilizada, tipo de isoladores e numero de comnductores por fase.

Os factores mecanicos tem a ver com as forças mecanicas resultantes da acção dos agentes atmosferico (tenperatura,vento,gelo) nos elementos contituentes da linha e os pesos proprios desses elementos.



ELEMENTOS CONSTITUENTES DAS LINHAS

Os conductores a empregarnas linhas aerias deverão,regra geral,ser nus(sem isolamento),pois a experiencia tem demostrado que para tensões iguais ou superiores a 60kV, os conductores isolados nem sempre oferecem garantia quanto a sua inaltebilidade e acrescetando-se o facto de serem mais caros conclui-se que utilização não se justifica, excepto em circunstancias em que seja efectivamente aconcelhado,como em zonas muintourbanizadas.

Na de linhas aerias são, então, usados condutores multifilares,homogenios ou heterogenios dependendo se são constituidos por um so metal ou mais que um metal. Os metais geralmente utilizados num cabo condutor são o cobre,as ligas de cobre, o aluminio e as ligas de aluminio. Actualmente,os cabos enpregues são na maior das vezes em alumunio aço designados por A.C.S.R(Aluminio Cable Steelreinforced da literatura anglo-saxonica),sendo,constituidos por uma alma de aço zincado,revestida por uma ou mas camadas de fios de aluminio.Assim, a conductividade electrica e assegurada pelo revestimento de alumunio enquanto a alma de aço contribui para uma maior resistencia mecanica do cabo.

E comum, neste tipo de conductor que os fios de aluminio tenham o mesmo diametro que aço exceptuandocasos em que e necessario reforçar a alma de aço para uma resistencia mecanica superior.

Quanto a temperatura dos cabos ,a clausula 5.2.2/PT.4 da EN50341-3-17 diz que a temperatura maxima admissivel no curto circuito para condutores de fase e de 160c sendo para os calculos de aquecimento sofridos pelos condutores considerada uma temperatura inicial de 60c. No entanto,a norma recomenda que essatemperatura maxima não ultrapasse os 125c,uma vez que acima deste valor os calculos de flechas são imprecisos devido a ocorrencia de forças de compressão nos fios de aluminio dos condutores.

De acordo com (Ferreira), da comparação entre o cabo de cobre e o de aluminio-aço com a mesma resistencia,logo com as mesmas perdas:



-O cabo de aluminio-aço apresenta um diametro 40% superior o que permitereduzir o efeito coroa,bastante util nas linhas de alta e muinto alta tensão.

-O cabo de aluminio- aço apresenta uma maior resistencia necanica e e mas leve o que permite as flechas e aumentar o vão,consequentemente reduzindo a altura dos apoios e o seu numero assim como numero de isoladores e ferragens.

A tabela 1.1 apresenta algumas caracteristicas mecanicas e electricas do aluminio-aço....
tracking img