Livro de rute

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário Teológico Shalom
Introdução ao Antigo Testamento
Professora Aline












Fichamento do livro de RutePor: Simone Moraes
Segundo Ano
Noite.

Fichamento:

O livro de Rute expõe a narrativa da força moral de seus personagens eseu enredo se resolve pacificamente.


A introdução (Rt 1.1) do livro o situa na época de Juízes, contudo o livro nada diz sobre a data de sua composiçãonem sobre quem o escreveu.


Mais do que uma questão de data, a providência de Deus resulta no nascimento de Obede que foi avô de Davi. A genealogia quetraça essa conecção se inicia com Perez (Gn 38.27-30), o filho de Judá e Tamar.


Rute mostra a figura de uma moabita dedicada, cujo o amor sacrificialresgata uma família israelita do esquecimento e a conduz à glória da realeza de Davi.

O Talmude identifica Samuel como sendo o autor, mas ele viveu muito antes.Tischler (1993) propõe que o escritor seja uma mulher, pois o livro mostra sinais de haver sido escrito com preocupações femininas em mente.


O livrotem um propósito político: obter a aceitação popular do governo de Davi através do apelo à continuada orientação de Javé nas vidas dos antepassados de Israel ede Davi.


A genealogia de Mateus lembra ao leitor que Rute foi avó de Davi, mostrando então a linha de descendência que leva a Jesus.


Rossow (1991)ainda chama a atenção para o paralelo entre Boaz como resgatador e Jesus Cristo. Ambos se sacrificam voluntariamente para resgatar os necessitados.
tracking img