Resumo dos capitulos do livro de rute

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escritor: Samuel
Lugar da Escrita: Israel
Escrita Completada: c. 1090 AEC
Tempo Abrangido: 11 anos do domínio dos juízes

O livro de Rute é o de número 8 no cânon das Escrituras. Em emocionantecena, o livro de Rute desabrocha-se na bela história de amor entre Boaz e Rute. Mas, não é mero idílio de amor. A intenção não é proporcionar diversão. O livro acentua o propósito de Deus de produziro herdeiro do Reino e exalta a Sua benevolência. (Rute 1:8; 2:20; 3:10) A grande qualidade do amor de Yehowah se manifesta em escolher ele uma moabita, ex-adoradora do deus pagão Quemós, que seconvertera à religião verdadeira, para se tornar uma antepassada de Jesus Cristo. Rute é uma das quatro mulheres mencionadas por nome na genealogia de Jesus que começa com Abraão. (Mat. 1:3, 5, 16) Rute,assim como Ester, é uma das duas mulheres cujos nomes são dados a livros da Bíblia.

“Ora, aconteceu nos dias em que os juízes administravam a justiça . . .” Com estas palavras iniciais, o livro deRute começa a sua comovente história. Estas palavras indicam também que esse livro foi escrito mais tarde, no tempo dos reis de Israel. Entretanto, os eventos relatados no livro abrangem um período decerca de 11 anos no tempo dos juízes. Embora o nome do escritor não seja declarado, é bem provável que tenha sido Samuel, que também parece ter escrito Juízes, e que era a destacada pessoa fiel noinício do período dos reis. Visto que os versículos finais indicam que Davi já se tornava proeminente, isto coloca a escrita em cerca de 1090 AEC. Samuel, bem familiarizado com a promessa de Yehowah, arespeito de um “leão” da tribo de Judá, e que havia sido usado por Yehowah para ungir a Davi, que era dessa tribo, para ser rei em Israel, estaria profundamente interessado em fazer um registro dagenealogia até Davi. — Gên. 49:9, 10; 1 Sam. 16:1, 13; Rute 1:1; 2:4; 4:13, 18-22.

A autoridade canônica de Rute nunca foi contestada. Deu-se confirmação suficiente dela quando Yehowah inspirou que se...
tracking img