Andrew Haslam O Livro E O Designer II Terceira Vers O Alinhado Esquerda Com Serifa

4629 palavras 19 páginas
Andrew Haslam

O LIVRO E O DESIGNER II

O que é um livro?
O livro é a forma mais antiga de documentação; ele registra o conhecimento, as idéias e as crenças dos povos e sua história está intimamente ligada à história da humanidade. Nesta primeira parte iremos examinar brevemente suas origens; considerar definições do que seja um livro; analisar como ele é criado e identificar as várias funções dentro da indústria editorial; esclarecer alguns dos termos usados para descrever os componentes físicos de um livro; e, por fim, discutir as várias maneiras de fazer design de livros.

Passado, presente e futuro
Os livros têm uma longa história que se desdobra há mais de quatro mil anos; este capítulo irá apresentar um breve vislumbre de suas origens remotas. Vamos examinar os termos relacionados ao livro, isso nos dará, além de uma perspectiva histórica, uma compreensão mais profunda sobre ele próprio.

As origens do livro
A palavra “book” deriva-se de uma velha palavra inglesa bok oriunda de “beech tree” (faia, tipo de árvore). Em português a palavra livro deriva-se do latim líber. Os saxões e os germânicos usavam as tábuas de faia para escrever, sendo a definição literal de um livro “tábua para escrita”. O termo códex, usado para se referir aos livros ancestrais, por exemplo, os manuscritos bíblicos, têm origens similares. O termo caudex é a versão em latim para “tronco de árvore”, de onde se tiravam as tábuas que serviram como superfície de escrita. Quando nos referimos às folhas de um livro, estas nos remetem ao material orgânico da superfície de escrita usada pelos antigos estudiosos egípcios —as largas folhas planas das palmeiras egípcias eram usadas para esse fim. Mais tarde, com o advento do papiro, seus talos foram triturados, entrelaçados e secos, de forma a constituírem uma superfície adequada à escrita, portanto, apta a receber tinta.
Podemos dizer que os primeiros designers de livros foram os escribas egípcios, que redigiam seus textos em colunas e já faziam

Relacionados

  • Alice no país das maravilhas: uma análise de design
    21153 palavras | 85 páginas
  • 4902 277
    33657 palavras | 135 páginas
  • Aplicações do design para configuração de e-books
    18938 palavras | 76 páginas