Septuaginta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ESTUDO TEOLÓGICO GAMALIEL
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA BÍBLIA

A TRADUÇÃO DA SEPTUAGINTA
Paulo César

No mundo antigo, em Jerusalém, Israel, no ano de 250 a. C., houve um domínio Grego no mundo. Na época, o domínio militar nesse período se deu por Alexandre o grande, que dominou uma grande região do mundo. Era um tempo conhecido como o período dos raciocínios filosóficos. Havia nessetempo grandes questionamentos, e os filósofos, que eram muitos e sobremaneira providos de grande inteligência, alguns deles: Sócrates, Aristóteles e Platão, mais mesmo assim, esses homens sendo brilhantes, não poderiam responder a todas as questões, todas as perguntas do mundo na época. O vazio deixado não foi preenchido, o vácuo continuou e muitas perguntas permaneceram sem respostas. E anecessidade de respostas, aos questionamentos, era necessária. Com a morte de Alexandre em 523, a. C., o mundo tornou-se bilíngue, o idioma grego passou a ser a segunda língua mais falada, por essa razão disso, tornou-se necessário que houvesse uma tradução das Escrituras Sagradas dos Judeus, para o Grego. Por volta de 285 a.C. havia muitos Judeus que participavam da subcultura egípcia. De acordo com atradição, Demétrio de Palerom o responsável pela biblioteca em Alexandria, consultou ao rei do Egito, Pitolomeu Filadelfio pedindo que ele conseguisse uma tradução da lei judaica para a biblioteca. O rei aceitou e para isso, libertou cem mil escravos judeus, que ele tinha em seu domínio, e os enviou ao Sumo Sacerdote Eliazar e formalizou o seu pedido.

Para essa tarefa, foi então selecionadoseis sábios de cada uma das dozes tribo de Israel, somando assim setenta e dois homens. Esses homens foram enviados à Alexandria, onde foram recebidos com honras. Então os homens foram levados a uma Ilha onde cada um recebeu um cubículo, assim, em setenta e dois dias o trabalho foi concluído. A tradução da Torah judaica foi considerada pelos tradutores como algo de tão maravilhoso, que todos elesconcordaram com a tradução do outro e então pôs o nome a tradução de SEPTUAGINTA.

Assim como todos os feitos Sagrados naquela época girava em torno de muitos mistérios, não foi diferente com a Septuaginta, e ainda hoje encontramos muitas correntes de pensadores (teólogos), com opiniões das mais diversas e contraria possível. Cada um buscando sustentar as suas convicções.
Aqui estão algumasideias a respeito do que pensam os formadores de opiniões de nosso tempo e de tempos passados.
Controvérsia
Contra
Alguns dizem que Septuaginta não tenha mesmo existido como uma versão pré-cristã do Antigo Testamento em grego, pois nunca foi encontrada nenhuma versão do Antigo Testamento em grego datando antes de Orígenes (185 — 253 d.C). O Dr. H. D. Williams, vice-presidente da Dean BurgonSociety, publicou um estudo detalhado, no qual defende a ideia de que a Tradução desse livro nunca existiu e não passa de um mito. Há os que defendam a existência da tradução e diga que Jesus Cristo e os apóstolos mencionaram a Septuaginta. Dr. Williams alega que foi Orígenes quem utilizou o grego do Novo Testamento para traduzir em grego o Velho Testamento na sua obra Héxapla. Dr. Williams argumentaque esta coluna da Héxapla, escrita por Orígenes, hoje é chamada de "Septuaginta", e que a Septuaginta, propriamente dita, não existe.
Pró Septuaginta
Vários estudos atestam que os Apóstolos e Evangelistas usaram a Septuaginta, a SBB (sociedade Bíblica do Brasil), afirma que "pois, como se sabe muitas citações (e alusões) do Antigo Testamento no Novo Testamento procede diretamente da clássicaversão grega". E que das 350 citações que o Novo Testamento faz do Antigo Testamento, pelo menos 300 provêm da versão grega.
Exemplos de trechos referentes à Septuaginta podem ser encontrados no Antigo Testamento, por exemplo, onde Jesus Cristo em resposta ao diabo diz:
"Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." Mt 4:4.
O Senhor Jesus...
tracking img