Ffefrfjoijoegoe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*Eugen Slutsky
Ele é bem conhecido pelo seu trabalho em derivar relações na popular equação de Slutsky, que é muito utilizado em microeconomia na teoria do consumidor para separar oefeito-substituição do efeito-renda quando ocorre uma mudança no preço de um bem demandado.
A Teoria do Consumidor, ou Teoria da Escolha, é uma teoria microeconômica, que busca descrever como os consumidores tomamdecisões de compra e como eles enfrentam os tradeoffs e as mudanças em seu ambiente. Os fatores que influenciam as escolhas dos consumidores estão basicamente ligados à sua restrição orçamentária epreferências.
Os principais instrumentos para a análise e determinação de consumo são a curva de indiferença e a restrição orçamentária.
Para a Teoria do Consumidor, as pessoas escolhem obter um bem emdetrimento do outro em virtude da utilidade que ele lhe proporciona.
A Equação de Slutsky é fundamental na microeconomia. Na esfera de teoria do consumidor, ela permite uma avaliação mais detalhadados efeitos duais causados por variações dos preços no comportamento da demanda do consumidor.
De uma forma geral, variações nos preços de um bem provocam um giro da restrição orçamentária doconsumidor o que gera variações da demanda pelo bem. Caso este bem seja um Bem Comum, esta variação na demanda se dá em sentido oposto à variação do preço: aumento do preço do bem leva a uma redução doconsumo por parte do consumidor (de maneira análoga, uma redução do preço do bem leva a um aumento do consumo). Caso seja um Bem de Giffen, esta esta variação da demanda do bem se dá no mesmo sentido davariação de preço, logo o aumento do preço deste bem leva a uma queda em seu consumo (ou analogamente, uma queda no preço do bem leva a uma reduçao do consumo).
É preciso considerar todavia que, narealidade, quando ocorre a variação do preço de um bem, dada uma restrição orçamentária, o efeito que gerado para o consumidor pode ser avaliado em duas duas etapas: ele permite que o consumidor possa...
tracking img