Teoria do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Nesse trabalho procuro abordar assuntos relacionados à “Teoria do Conhecimento”. De forma mais detalhada, irei explicar o Dogmatismo, Ceticismo, Subjetivismo e Relativismo, e o Pragmatismo.
Todas essas doutrinas citadas fazem parte da filosofia, e procurar explicar ou não a verdade, o juízo, a certeza, cada uma com sua forma.
O Dogmatismo é a única doutrina que defende averdade absoluta, enquanto o Subjetivismo, Relativismo e Pragmatismo estão mais semelhantes ao Ceticismo, que desacredita de qualquer certeza absoluta, e diz que não há nenhuma verdade concreta, com provas realmente válidas.
São temas “ligados pela filosofia”, e que pretendem ser mais bem esclarecidos a partir de cada texto que vai ser apresentado a seguir.















O DogmatismoO Dogmatismo (do grego dogmatikós, que se funda em princípios) é um termo utilizado pela filosofia e pela religião. É uma doutrina ou atitude que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível. É a certeza da verdade, não aceita discussões sobre ela.
Ao falarmos de Dogmatismo, podemos citar também 3 deles: dogmatismo teórico, ético e religioso. O Dogmatismo teóricose refere aos conhecimentos teóricos, enquanto o dogmatismo religioso diz respeito ao conhecimento da religião e o ético ao conhecimento moral.
O Dogmatismo no ponto de vista religioso corresponde aos dogmas – uma crença fundamental e indiscutível – onde acreditam na palavra de Deus, e somente nela, não aceitando contestação; é a verdade divina e absoluta. No ponto de vista filosófico, pode-sedizer que é a possibilidade de conhecer a verdade, ter total confiança sobre ela e obedecer à mesma sem questioná-la, e é também o pensamento contrário ao Ceticismo.
Filósofos dogmáticos (como são conhecidos os que defendem o Dogmatismo) estão presentes desde a antiguidade. Como exemplo podemos citar Parmênides, Platão e Aristóteles, que foram filósofos que se destacaram na história e eramdogmáticos.
Immanuel Kant foi um filósofo alemão - considerado como o último grande filósofo da era moderna e um dos pensadores mais influentes da época - que defendia o criticismo ao dogmatismo. ‘Para Kant, o dogmatismo é ”toda atitude de conhecimento que consiste em acreditar na posse da certeza ou da verdade antes de fazer a crítica da faculdade de conhecer".’
A partir do momento em queentendemos o significado do Dogmatismo, podemos concluir que ele está presente em muitos atos de nossa vida e no mundo.




O Ceticismo

O Ceticismo (do grega skepsis, que significa "exame") é um termo utilizado pela filosofia e ciência, sendo o pensamento contrário ao Dogmatismo. É a doutrina que afirma que não se pode obter nenhuma certeza absoluta a respeito da verdade.
Costuma ser divididoem Ceticismo filosófico - onde as pessoas, filósofos, etc., examinam o conhecimento de forma crítica, questionando se aquilo é realmente verdadeiro, opondo dúvidas e levantando questionamentos através de “argumentações filosóficas” - e Ceticismo científico - onde profissionais dessa área buscam provar a resposta de alguma dúvida, questionamento, ou até mesmo algum descobrimento feito por eles, eutilizam os métodos científicos -. Isso pode nos levar à expressão “ver para crer”, que pode ser usada como exemplo para o Ceticismo, pois os céticos (como por exemplo, os cientistas) precisam de provas concretas, precisam “ver”, provar. “Um filósofo cético é aquele que coloca suas crenças e as dos outros sob exame, a fim de verificar se elas são realmente dignas de crédito ou não”.
Pirro de Elis(360-275 a.C.) foi o primeiro filósofo cético, e é considerado o fundador do ceticismo. Segundo ele, não ocorre contato entre sujeito e objeto. Pirro era tão cético que existe até uma lenda sobre ele, dizendo que seu ceticismo o teria levado à morte. Diz ela que Pirro estava dando aula de olhos vendados, quando um aluno tentou alertá-lo de que tinha um precipício à sua frente. Por ser tão...
tracking img