Drogas e moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTPB
DISCIPLINA: TEOLOGIA MORAL
PROFESSOR: JOSÉ AUGUSTO

DROGAS E MORAL

REMÍGIO 10 DE MARÇO DE 2012

Drogas e moral
Em nosso país as leis parecem ser feitas para não serem cumpridas. Vimos muitas vezes que as mesmas só são aplicadas quando interessam à minoria, fazendo com que elas sejam quebradas facilmente.
Vivemos em tempos onde as drogas então presentes em quase todos osambientes, principalmente nos lugares em que os jovens freqüentam (baladas, clubes e até mesmo na escola) tornado-os os principais alvos.
A palavra droga origina-se de droog(holandês antigo) que significa folha seca. Isso porque, antigamente, a maioria dos medicamentos eram a base de vegetais. Hoje, o termo droga significa qualquer substancia que é capaz de modificar a função dos organismos vivos,resultado em mudanças fisiológicas ou de comportamento. O uso delas não é apenas uma novidade da sociedade moderna, mas sim de vários anos atrás.
Ao longo da história humana, o homem passou a explorar variadas espécies de plantas, descobrindo que algumas delas apresentavam substâncias, que após manipuladas, são capazes de produzir sensações ou mesmo ações no corpo.
Em muitas culturas, a droga estavaassociada ao contexto de rituais, cerimônias ou festas. Nestas culturas, o uso da droga não representa perigo à sociedade, pois o seu consumo apresenta-se sempre sob controle e com finalidade bem contrarias do que vemos hoje. Outro ponto que não deixamos de perceber trata-se da religião é a medicina, onde ambas foram instrumentos de fonte básica para o conhecimento das drogas psicotrópicas. Hoje,a droga, se torna um problema extremo, dado ao uso indiscriminado e o fácil acesso as mesmas.
O grande problema nos dias atuais é a dificuldade do usuário deixá-la. Os Adolescentes, principais alvos, ao usarem essas drogas perdem a sua qualidade de vida e a sua liberdade, não conseguindo interagir com a sociedade sem a uso continuo da mesma. A curiosidade, a pressão dos amigos e a busca por novassensações são algumas das motivações que levam o jovem a experimentá-la. Ao estar sobre o efeito da droga, o jovem têm a sensação de ser “o dono do mundo”, onde o pensamento “mágico” o domina e faz com que ele perca a noção de situações que podem deixá-lo em perigo. Entretanto, a porta de entrada para este tipo de droga parte das drogas legalmente comercializadas.
Algumas destas drogasconquistaram a sua legalidade por se tornarem um produto de comércio muito rentável, e que se difundiu em larga escala em todo o mundo, como exemplo temos o tabaco e o álcool que se tornaram um sério problema de saúde pública no mundo moderno. No entanto, as drogas, tanto ilegais como legais, vêm sendo comercializadas facilmente tornado-se não só um problema de saúde, mas também um grande problema social,econômico em vários países.
Os efeitos psicotrópicos das drogas causam grandes mudanças nos indivíduos que fazem uso da mesma. Mudanças fisiológicas, comportamentais e emocionais estão entre os fatores mais alterados durante o efeito. A compreensão da realidade e a forma de sentir podem variar não só com o tipo de droga utilizada, mas também com a quantidade e as características biológicas decada um.
Abaixo temos uma lista de drogas bem conhecidas
* Maconha
* Cocaína
* Crack
* Ópio
* LSD
* Heroína
* Esctasy
* Combustíveis (gasolina, etanol, diesel)
* Solventes (colas, thinner, removedores )
* Álcool
* Tabaco
* Nicotina
* Cafeína
* Esteróides
* Sedativos
* Anabolizantes
* Tranquilizantes
* Medicamentos (tarjapreta)
No Brasil, no século XX, a cocaína era vendida livremente nas farmácias e era muito utilizada por dentistas como anestésico em casos de dor de dente.
No ano de 1920 nos EUA, dado ao rigoroso moralismo presente na época, a proibição do uso do álcool foi instituído e ficou marcado como “A lei seca”.
Nos países de religião onde a maioria é muçulmana, o consumo de álcool e considerado um...
tracking img