Sentimento do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ITAQUERA
ENSINO MÉDIO

BÁRBARA MAÍRA
DAYANE DE OLIVEIRA COSTA
IVANA NASCIMENTO

SENTIMENTO DO MUNDO

SÃO PAULO
2012

BRUNA MOHR DE ALMEIDA
DAYANE DE OLIVEIRA COSTA
GABRIEL DA SILVA LEITE
RAPHAEL
RODRIGO

SENTIMENTO DO MUNDO

Trabalho apresentado ao Ensino Médio, da ETEC de Itaquera - CentroEstadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS/SP, com pré-requisito para obtenção de nota na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura sob orientação da professora Elenice.

SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO


1. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE 5
2. SENTIMENTOS DO MUNDO 6
2.1. SENTIMENTOS DO MUNDO 6
2.2. CONFIDÊNCIAS DO ITABIRANO 6
2.3. POEMA DA NECESSIDADE 7
2.4. CANÇÃO DAMOÇA-FANTASMA DE BELO HORIZONTE 7
2.5. TRISTEZA DO IMPÉRIO 8
2.6. OPERÁRIO DO MAR 8
2.7. INOCENTES DO LEBLON 9
2.8. LA POSSESSION DU MONDE 9
2.9. ODE NO CINQUENTENÁRIO DO POETA BRASILEIRO 9
2.10. MUNDO GRANDE 9
WEB GRAFIA 10

1. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Nasceu em 31 de outubro de 1902, na cidade de Itabira do Mato Dentro, em Minas Gerais. Era filho de Carlos de Paula Andrade,fazendeiro e Julieta Augusta Drummond de Andrade.
Drummond estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, porém, foi expulso por insubordinação mental. Voltando á Belo Horizonte Carlos Drummond deu inicio á sua carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.Diante de grande pressão por parte de sua família, formou-se em farmácia no ano de 1925 na cidade de Ouro Preto.
Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945.Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.
O modernismo não se mostrava dominante em seus primeiros livros, Alguma Poesia (1930) e Brejo das Almas (1934), o que se mostra mais dominante nesses livros é a individualidade do autor.Em suas obras Drummond trabalha principalmente com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo. Nas obras Sentimento do Mundo (1940), José (1942) e A Rosa Do Povo (1945), o autor foi ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva.
Drummond teve muitas de suas obras traduzidas para diversos idiomas, como o espanhol, inglês, francês, italiano,alemão, sueco, tcheco entre muitos outros. Durante muito tempo o autor teve posto de grande influência, sendo em sua época o mais influente da literatura brasileira, e também publicado diversos livros em prosa.
Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

2.SENTIMENTOS DO MUNDO

Esta obra de Carlos Drummond de Andrade é composta por 28 poemas, que foram escritos entre os anos de 1935 e 1940.

3.1. SENTIMENTOS DO MUNDO

Poema que deu nome ao livro, em Sentimentos do Mundo Drummond demonstra não só suas limitações quanto a retratação do sentimento do mundo, mas também sua tendência negativa ao julgar o futuro.
Na primeira estrofe o eu líricoindica suas limitações ao dizer “tenho apenas duas mãos”, porém apresenta elementos que o auxiliam a suprir suas limitações.
Na segunda estrofe o eu lírico se mostra pessimista dizendo que quando se levantar irá se deparar com mortes dentre as quais a do próprio poeta e pede desculpas, por sentir-se perdido quanto a decifração da existência, citando também que seus amigos não o alertaram das...
tracking img