sentimento do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.passeiweb.com/estudos/livros/sentimento_do_mundo_poema_drummond
"Sentimento do mundo" primeiro poema e o que deu nome ao livro. Ele nos revela a viso-de-mundo do poeta: no alegre, antes, cheia da realidade que sempre nos estarrece, porque, por mais que sonhemos, a realidade geralmente dura e muito desafiante.
O poeta inicia (estrofe 1) indicando suas limitaes para ver o mundo:
Tenhoapenas duas mos;
mas aponta, em seguida, alguns elementos auxiliares que o ajudaro a suprir suas deficincias de viso: escravos, lembranas e o mistrio do amor (versos 3 a 5); escravos podem ser os meios escusos de que nos utilizamos para tocar a vida e decifr-la e dela nos aproveitarmos. O pessimismo denuncia-se com as mortes do cu e do prprio poeta, na estrofe 2. Apesar da ajuda incompleta doscompanheiros de vida ("Camaradas"), o poeta no consegue decifrar os cdigos existenciais e pede, humilde, desculpas.
Nas duas ltimas estrofes, Drummond pinta uma viso de futuro bem negativo, mas bem real: mortos, lembranas, tipos de pessoas que sumiram nas batalhas da vida ("guerra", na estrofe 3). Conclui, na estrofe 5, que o futuro ("amanhecer") bem negro, tenebroso. Feita s de dois versos,sintetiza seu sentimento do mundo.

http://www.carlaportugues.com.br/site/analise-de-sentimento-do-mundo-carlos-drummond-de-andrade/ (não da para copiar, tem detalhes sobre o livro e sobre os principais poemas)
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/portugues/sentimento-mundo-analise-obra-carlos-drummond-andrade-697605.shtml
"Sentimento do Mundo" - Aqui o poeta nos revela sua limitação eimpotência perante o mundo ("tenho apenas duas mãos/ e o sentimento do mundo"), mas se declara "cheio de escravos". "Sentimento do mundo" pode ser entendido também como um poema sobre o próprio fazer literário ("minhas lembranças escorrem"), onde os poemas ("escravos") surgem como armas ("havia uma guerra/ e era necessário/ trazer fogo e alimento") resultantes do "sentimento do mundo" do qual o poetase conscientiza a partir dessa obra. Drummond revela neste poema uma visão de mundo extremamente pessimista, com um amanhecer "mais noite que a noite".
Para a professora Cristine Barros, do Cursinho da Poli, o melhor é ler Sentimento do Mundo aos poucos. Por se tratar de uma obra poética, para poder entender o livro como um todo, deve-se ler os poemas com calma e pensar bastante sobre cada um. Oideal é ler um texto por dia e não se apressar.
Outra dica é prestar atenção ao poema de abertura "Sentimento do mundo", que dá o tema de todo o livro, sendo importante meditar bastante sobre ele. Outros poemas que merecem destaque são "Mãos dadas" e "Elegia 1938".
Ao ler os poemas, é preciso ter em mente que Drummond foi um poeta com tendências esquerdistas e que ele tratava muito de questõesfilosóficas e existencialistas. Além disso, o aluno deve saber identificar as figuras de linguagem e outras questões estéticas e técnicas empregadas pelo autor. Assim, pode-se entender melhor os poemas e a obra como um todo.
Por fim, a professora ainda destaca: "é importante saber relacionar Sentimento do Mundo com outras obras pedidas pelo vestibular. Por se tratar de uma obra com forte cunhosocial e tendências de esquerda, pode-se relacioná-la aos livros de Jorge Amado (Capitães de Areia) e Graciliano Ramos (Vidas Secas), dois escritores com ideias de esquerda e que trabalharam muito questões sociais em seus livros", explica.



http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/sentimento-do-mundo.html


RESUMO
Os livros que Carlos Drummond de Andrade publicou nosanos 30 trazem muitos poemas escritos por ele ao longo da década anterior. Nesses textos, a influência modernista é bastante perceptível, tanto na opção pela liberdade formal dos versos livres e brancos, quanto na preferência temática pelo cotidiano e pela vida urbana.
Sentimento do Mundo, livro de 1940, traz poemas escritos ao longo da segunda metade da década anterior. Ali, evidencia-se a...
tracking img