sentido da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



SENTIDO DA VIDA: ABORTO





Índice:
Introdução………………………………………………………...……………....Pág. 03
Alguns dados biológicos/científicos básicos acerca do Aborto......................Pág. 04 à 11
Em que consiste o aborto?..............................................Pág. 04
Tipos de Aborto..............................................................Pág. 05
TécnicasAbortivas..................................................Pág. 06 e 07
Causas e Consequências..........................................Pág. 08 á 11
O aborto no contexto da filosofia……………………………………..……..Pág. 12 à 20
Em que consiste o problema do aborto........................................................Pág.12
Distinção do problema legal do moral........................................................Pág. 12
Termosdo problema………………………………………………..Pág. 13 e 14
O aborto no contexto religioso, politico e social.........................................Pág. 14
O feto como um Ser Humano (Em que momento é que uma vida humana se torna moralmente significativa?)..........................................................Pág.15 á 17
Origem davida............................................................................................Pág. 17
As possiveis soluções para o problema................................................Pag.17 e 18
Argumentos contra e a favor da pratica abortiva e respetivas objeções................................................................................................Pág.18 à 20
Conclusão……………………………………………………………………...….Pág. 21Bibliografia/Webgrafia/Videografia……………………….……………………..Pág. 22
.


Introdução:
No âmbito da disciplina de Filosofia, foi nos proposto a realização de um trabalho de exploração sobre o tema “ O sentido da vida”, devido á sua grande abrangência, foi nos sugerido a escolha de um subtema nele inserido. Tendo a nossa escolha recaído na problemática do aborto, pois trata-se de um assunto muito controverso e polémico hoje em dia, que não reúne consenso juntoda população.
Assim, com este trabalho pretendemos mostrar que o aborto não é um ato que se faça de ânimo leve (mesmo em pleno séc.XXI, há quem o use como método contracetivo), pois trata-se de uma vida que se perde sem nunca ter tido, realmente, o direito de ser vivida. Trata-se de um ato que envolve aspetos religiosos, legais, médicos, socioculturais e políticos e que muda definitivamente avida da mulher que o faz, na medida em que acarreta inúmeras consequências físicas e psíquicas para a sua saúde.



Alguns dados biológicos básicos acerca do Aborto:
Em que consiste o aborto?
As ciências contemporâneas, sobretudo as ciências da vida (biologia, medicina, genética etc.), criaram uma série de dilemas éticos que são estudados pela filosofia. O ramo da filosofia que estuda osproblemas morais que surgem dessas ciências é chamado bioética; e a subdivisão da bioética que cuida de assuntos específicos da medicina, como o aborto, é chamada ética médica.
Aborto vem do latim abortus, que, por sua vez, deriva do termo aborior. Este conceito é usado para fazer referência ao oposto de orior, isto é, o contrário de nascer. Como tal, o aborto é a interrupção do desenvolvimento do fetodurante a gravidez, desde que a gestação ainda não tenha chegado às vinte semanas. Ocorrendo fora desse tempo, a interrupção da gravidez antes do seu termo tem o nome de parto prematuro.
O aborto é um dos pontos mais difíceis no estudo da ética médica. Ele envolve aspectos religiosos, legais, médicos, socioculturais e políticos.
Há duas posições opostas bem delimitadas na discussão sobre oaborto. A primeira, pró-vida ou conservadora, defende o direito moral da vida do feto. A segunda, pró-escolha ou liberal, entende que a mulher tem um direito moral sobre o próprio corpo, o que lhe permite fazer o aborto.
Há ainda opiniões intermédias. Alguns acham errado o aborto, mas defendem sua prática em casos específicos (por exemplo, quando a mulher ou o filho correm risco...
tracking img