Semco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste relatório pretendemos demonstrar a importância da Influência e do Poder na organização e perceber que é importante para a gestão de uma organização. Para isso falamos do caso Semco, onde isso é perceptível.
Após uma pequena introdução á empresa Semco, entra-se no modelo de processo de influência: começa-se por demonstrar a diferença entre gestão e liderança; em seguidaexplica-se os modelos de influência interpessoais (Abordagem da liderança pelo perfil, abordagem da liderança comportamental e abordagem da liderança pelos modelos contingenciais). Em seguida, trata-se das fontes de poder e a sua importância para influenciar os outros. Posteriormente explica-se as técnicas utilizadas para influenciar os outros; por fim, explica-se a influência através das redes. Em todosestes pontos iremos procurar estabelecer uma relação com o caso Semco.

Semco
História da Semco
Em 1953 António Curt Semler fundou a empresa que anos mais tarde iria ser conhecida mundialmente pelos seus métodos inovadores de gestão, a Semco. Inicialmente a Semco dedicava-se à produção de óleos vegetais mas foi nos anos 60 a 80 que ganhou força ao dedicar-se à construção Naval, sector queestava em grande crescimento no Brasil. Contudo, tudo mudou com a entrada de Ricardo Semler para a empresa. Apenas com 20 anos e acabado de se graduar pela Harvard business School (um dos mais novos alunos de sempre a concluir um MBA em Harvard) Ricardo vai trabalhar com o seu pai e as divergências de mentalidades começam a sentir-se. Até que poucos anos depois, Ricardo Semler, não concordando com osmétodos de gestão do seu pai (acreditava profundamente que a solução da Semco passaria por uma diversificação da produção) ameaçou retirar-se da empresa. António Semler perante esta ameaça do filho decidiu entregar-lhe a chefia da Semco.
No primeiro dia à frente da empresa, Ricardo Semler despediu 2/3 dos gestores de topo e começou a implementar as suas estratégias.
Actualmente a Semco éconhecida mundialmente pela sua dimensão mas também pelos métodos de trabalho.


Modelo de processo de influência
Este esquema permite-nos ter uma perspectiva geral do tema:

Gestão e Liderança
Liderança é o processo de influenciar os outros de modo a conseguir que outros façam o que o líder quer que seja feito, ou então, influenciar os outros para que os objectivos do grupo sejam conseguidos.Se é preciso que o resultado seja atingido, é necessário influenciar os outros e essa missão cabe ao gestor e ao líder. Existem algumas diferenças entre um gestor e um líder. O gestor é aquele que consegue que as coisas sejam feitas, ajudado por outros; é aquele que mantém o sistema estabelecido; é aquele que cria valor; é o que cria ordem. O líder é o que traz inovação e conduz uma actividadepara o sucesso; é o que toma a iniciativa; é aquele que inspira os outros; é aquele que pode influenciar os outros; é o que cria mudança. Conclui-se que um bom líder pode não ser um bom gestor, e um bom gestor pode não ser um bom líder.
Ricardo Frank Semler é um líder. Quando assumiu a empresa, desde longo implementou as suas ideias, como tornar uma estrutura mais flexível, onde os empregadosparticipam nas decisões, tornando tudo mais democrático, que fizeram com que a empresa alcançasse os seus resultados.

Modelos de Influência Interpessoais
Abordagem da liderança pelo perfil
Ao analisarmos os dois gestores tendo em conta a Teoria dos traços facilmente reparamos na enorme diferença de personalidade que existe entre ambos. Ora vejamos, se aplicarmos o chamado “the big-five” aos doisgestores talvez a maior diferença se verifique na primeira característica, a abertura. António Semler era visto como um gestor que se preocupava pouco com novas ideias ou com a criatividade dos seus subordinados, ou seja, muito autocrático. Do outro lado oposto encontra-se o seu filho Ricardo, muito aberto a novas ideias e maneiras de gerir, naturalmente muito democrático.
Contudo, há pelo...
tracking img