Ricardo semler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RICARDO FRANK SEMLER - Karina

Ricardo Frank Semler nasceu em 1959 no estado de São Paulo, é um empresário brasileiro, sócio majoritário da empresa Semco S/A. Ricardo Semler formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e estudou Administração de Empresas em Harvard, escola que só conseguiu ingressar
Ricardo Semler iniciou sua carreira na empresa de seu pai Antonio Curt Semler,engenheiro austríaco, originalmente chamada de Semler & Company em São Paulo. Em 1980 entrou em conflitos com seu pai que mantinha uma estrutura autocrática tradicional na gestão de negócios. Ricardo Semler era a favor da descentralização e de uma gestão participativa. Favoreceu, ainda, sob oposição do seu pai, a diversificação dos negócios da empresa.
Com o aumento dos atritos com seu pai, RicardoSemler ameaçou a deixar a companhia. Foi quando Antonio Semler preferiu renunciar a liderança da SEMCO, permitindo que Ricardo Semler, filho do fundador, aos 22 anos assume-se a presidência, mais por falta de opções e de interesse dos demais, do que pelos méritos do rapaz, pois ninguém queria arriscar colocar seu nome num barco afundando. Ricardo Semler assume e promove uma verdadeira revolução naempresa e no mundo dos negócios. Quando assumiu se deparou com a seguinte situação: um só ramo industrial (naval) e um número restrito de clientes (os estrangeiros). Em seu primeiro dia como CEO, demitiu sessenta por cento de toda alta-gerência. Começou a trabalhar com um programa de diversificação e salvamento da companhia. Uma síncope aos 25 anos o inspirou a querer mais qualidade de vida pra sie seus empregados.
Com o crescimento da SEMCO, Ricardo Semler recebeu grande reconhecimento pelo seu trabalho. Foi nomeado “Empresário Brasileiro do Ano” em 1990 e 1992. O Fórum Econômico Mundial o nomeou um dos “Líderes Globais de Amanhã”. Um colegiado de especialistas, através da CIO Magazine, apontou a SEMCO como um caso de maior sucesso no mundo de re-engenharia de companhias.
RicardoSemler reduziu deu envolvimento na SEMCO a partir da década de 1990 para se dedicar a outras atividades. Escreveu livros que se tornaram sucesso de vendas no Brasil e no exterior. Seu primeiro livro publicado em 1988 foi o Virando a Própria Mesa, em 2003 publicou o Seven- days Weekend e em 2006 publicou o Você está louco!.
Tem feito aparições na mídia em vários países e é palestrante em cursos denegócios e grupos que promovem a filosofia da “Democracia Industrial”. Também e professor visitante na Harvard Business School.
Foi vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e o fundador da Fundação SEMCO, cujo objetivo inicial é criar de ensino básico voltadas para a educação infantil, com uso das técnicas inovadoras de participação democrática.
Atualmente RicardoSemler é diretor da FIESP, articulista do jornal Folha de São Paulo e membro da ONG SOS Mata Atlântica – referencia em defesa ambiental no Brasil.
Ricardo Semler sem duvida alguma e o maior Reengenheiro brasileiro.

REFERECIAS BIBLIOGRAFICAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Semler, pesquisado em 07/05/2012 as 14:00 hs.
HTTP://www.administradoes.com.br/informe-se/artigos/ricardo-semler,pesquisado em 03/05/2012 as 16:00hs.

Modelo de gestão da semco - Jean
De forma inovadora, o modelo de gestão adotado por Ricardo vem chamando bastante atenção por ser completamente fora dos padrões convencionais que o mundo corporativo vem adotando ao longo de anos, mesmo que com inovações. Atualmente a Semco é uma das empresas mais cobiçadas no mercado de trabalho pela sua filosofia moderna:* ORGANOGRAMA – a empresa não usa organogramas formais, lá só pode liderar quem tiver o respeito dos seus liderados. Quando se é necessário, ele é feito a lápis, de forma temporária;
* CARGO – tanto faz ter um cargo pomposo ou simples. O mais importante é fazer com que as pessoas aprendam sempre mais, e se tornem polivalentes;
* ROTAÇÃO – as pessoas mudam de cargo e de área de tempos em...
tracking img