Sedentarismo infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma amostra da importância da atividade física no combate a obesidade infantil e suas conseqüências no adulto evitando assim o aparecimento de diversas doenças, tais como: doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, acumulo de células adiposas no organismo como também diabetes, entre outras.
O grande mau da humanidade contemporânea chama-se semduvida obesidade, que vem crescendo a cada dia e se inicia dês da infância. Se dar logo nos primeiros anos de vida, entre 5 a 6 anos e na adolescência, esse mau vem crescendo no público infantil cerca de 10% a 40% nesses últimos 10 anos (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2010).
A criança obesa é vitima de algum tipo de pressão social, discriminação como Bullying na escola, gerando insatisfaçãocorporal, assim como, problemas psicológicos que refletirão por toda vida, A obesidade é uma doença crônica, multifatorial, em que ocorre uma sobreposição de fatores genéticos e ambientais (SORESEN,1995).
A obesidade exógena é responsável por 95 a 98% dos casos e apenas um percentual muito baixo (2 a 5%) tem como causas as síndromes genéticas que evoluem com obesidade, tumores como ocraniofaringeoma ou distúrbios endócrinos (hipotireoidismo, síndrome de Cushing).( (ESCREVÃO,1998)
A atividade física regular na infância é importante para o controle ponderal, assim como para a diminuição de massa gorda e aumento de massa magra, pois exercícios realizados precocemente durante o período de crescimento previnem a formação de novas células adiposas. (MALINA,1995)
É necessárioavaliar o emagrecimento da criança por meio de uma perda de peso relativa, considerando-se o aumento da altura e a variação do peso. (SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA, 2008).
O sedentarismo é definido como a ausência ou diminuição de atividade física ou desportiva é vista como a doença do século. É considerado todo individuo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais, ouseja, fica muito tempo parado e ocioso (MONTEIRO,2003).
Uma criança se for estimulada com hábitos ativos, desde cedo tende a levar uma vida ativa durante todo decorrer da sua vida. Essa pratica freqüente com atividades físicas contribui para uma melhoria do metabolismo, sendo um importante fator no momento da prevenção da obesidade infantil.
Na infância, a obesidade está relacionada avárias complicações, como também a uma maior taxa de mortalidade. E, quanto mais tempo o indivíduo se mantém obeso, maior é a chance das complicações ocorrerem, assim como mais precocemente. (FONTANIVE, 2002).
Os hábitos de vida da sociedade moderna provocou grandes mudanças nos estilo de vida da população, assim, contribuiu diretamente para o crescimento da obesidade, devido à falta de bons hábitosalimentares e o sedentarismo, envolvendo fatores ambientais (âmbito familiar, escolar e meio onde vive), econômicos (poder aquisitivo) e genéticos.
A atividade física praticada regularmente vai além do controle de peso, trás grandes benefícios, tanto psicológico, quanto físico e social, sendo uma grande parceira na prevenção e reversão de doenças.
"A saúde é um estado de completobem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade" (Organização Mundial da Saúde, citado por Lewis, 1986, p.1100).
A obesidade é normalmente tratada como um problema estético, o que de fato não é verdade. Ela é considerada uma doença crônico-degenerativa, e em decorrência dela pode vir a ocorrer outras doenças que podem levar o individuo à morte. Por esse motivovenho apresentará algumas doenças precursoras da obesidade, quais os exercícios recomendados para o individuo obeso, somado a isso, mostrar à atividade física como qualidade de vida e o papel do profissional de Educação Física como parte principal desta mudança de hábitos.


1. A Obesidade

A obesidade é uma doença crônica multifatorial, que se propaga onde a ingestão alimentar é superior ao...
tracking img