Sedentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milênio. Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e atendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindoassim o consumo energético de seu corpo.
O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de umaatividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais.
Quando se fala em atividade física, ela não estánecessariamente apenas na prática de esportes. As atividades físicas podem ser caminhada até o trabalho, subir escadas, realizar alguns esforços físicos ou até mesmo as donas de casa, que de certaforma fazem esforços, limpando suas casas.
Quais são as consequências do sedentarismo?
A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãose sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado àatrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.
Um estudo divulgado a poucos dias do início das Olimpíadas diz que a falta deexercícios tem causado tantas mortes quanto o tabagismo. A pesquisa, publicada na revista médicaLancet, estima que um terço dos adultos não tem praticado atividades físicas suficientes, o que tem causado 5,3milhões de mortes por ano em todo o mundo.
Sedentarismo Infantil:
O sedentarismo e a obesidade infantil, e também na adolescência, têm uma relação muito próxima. O papel dessa relação entre o...
tracking img