Saude sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
DISCIPLINA: SAÚDE E SOCIEDADE
ALUNA: RAÍSSA ROBERTA REBÊLO FALCÃO FA 11218-10
CURSO: FARMÁCIA

POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL COLONIAL

SÃO LUIS-MA
2012
1- Introdução
Filas frequentes de pacientes no serviço de saúde; escassez de recursos financeiros,materiais e humanos para manter os serviços de saúde operando com eficiência e eficácia; baixos valores pagos pelo SUS aos diversos procedimentos médico-hospitalares; falta de leitos hospitalares para atender a demanda da população; aumento de incidência e o ressurgimento de diversas doenças transmissíveis. Esses são os fatos divulgados pelos meios de comunicação social presentes no nosso cotidianoque revelam a crise do sistema de saúde do Brasil. Mas para compreender toda essa complicada realidade da saúde do nosso país é preciso analisar todos os determinantes históricos envolvidos nesse extenso processo. O setor de saúde do Brasil sofreu influências político-sociais ao longo do tempo.
Para analisarmos a história das políticas de saúde no país faz-se necessário a definição de algumaspremissas importantes, a saber:
* a evolução histórica das políticas de saúde está relacionada diretamente a evolução político-social e econômica da sociedade brasileira, não sendo possível dissociá-los;
* a lógica do processo evolutivo sempre obedeceu à ótica do avanço do capitalismo na sociedade brasileira, sofrendo a forte determinação do capitalismo a nível internacional;
* a saúdenunca ocupou lugar central dentro da política do estado brasileiro, sendo sempre deixada no periferia do sistema, como uma moldura de um quadro, tanto no que diz respeito a solução dos grandes problemas de saúde que afligem a população, quanto na destinação de recursos direcionados ao setor saúde.

Apenas quando algumas epidemias e endemias ( como a febre amarela, e varíola) começam a ganhargrande repercussão pelo país e afetam a economia e a sociedade no modelo capitalista proposto é que o governo decide voltar sua atenção para essa problemática, sendo posteriormente colocado em plano secundário até ser levado ao esquecimento. Os problemas de saúde de modo geral só recebem maior atenção quando são apresentados como epidemias, sendo abandonados quando alcançavam o grau de endemias.* as ações de saúde propostas pelo governo sempre procuram incorporar os problemas de saúde que atingem grupos sociais importantes de regiões socio-econômicas igualmente importantes dentro da estrutura social vigente; e preferencialmente tem sido direcionadas para os grupos organizados e aglomerados urbanos em detrimento de grupos sociais dispersos e sem uma efetiva organização;

*Apenas através de luta social e reivindicações que os direitos dos cidadãos, como saúde e previdência, foram concedidos. Ao contrário do que alguns governos queriam dar entender, por meio da bondade do estado.

* a dualidade entre medicina preventiva e curativa sempre foi uma constante nas diversas políticas de saúde implementadas pelos vários governos.
A seguir passaremos a analisar aspolíticas de saúde no Brasil de acordo com os períodos históricos.

2- Determinantes Históricos
Em maio de 1500, datam as primeiras notícias médicas de que se tem notícia no Brasil. Essas notícias apontam como médico “Mestre João” vindo para o Brasil na frota de Pedro Álvares Cabral. Apesar de físico e astrólogo – que simbolizavam a medicina da época – seu conhecimento não erasatisfatório para as ocorrências do período.
O índio nativo era forte e raramente adoecia, e quando isso ocorria era socorrido pelo pajé e curandeiro da tribo, que conhecia todas as virtudes da flora nativa.
Como se não satisfeito com a invasão de terras alheias ocupadas inicialmente pelos índios, os brancos trouxeram consigo da Europa uma série de germes causadores de doenças contaminando os...
tracking img