Saude mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE ENSINO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Psicologia Professorer: Dayane C. Borille dborille@hotmail.com Período/ Fase: 2º Semestre: 2º Ano: 2011 Disciplina: Saúde Mental Carga Horária: 30 horas/aula

2. EMENTA
Contextualização e a História da loucura. Conceito de Doença Mental e Saúde Mental. Reforma Psiquiátrica no mundo, Brasile SC. Processo de desospitalização e desinstituicionalização da loucura. Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e Programas de Atenção à Saúde Mental. Saúde Mental comunitária e seus métodos de abordagens e de intervenção. Atendimento domiciliar e saúde mental da família.

3.OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
Instrumentalizar o(a) acadêmico(a) para reflexão da história da psiquiatria, seusdeterminantes e condicionantes a fim de contribuir para atuação do profissional psicólogo, de modo crítico e reflexivo diante da atual política nacional de saúde mental.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA
Estimular reflexão crítica a respeito da a história psiquiátrica, identificando elementos que influenciaram as atitudes em relação à saúde e doença mental; Contextualizar a assistência emPsiquiatria, abordando questão histórica e realidade atual mundial e brasileira para compreender a atual política nacional de saúde mental; Discutir e compreender a estigmatização, a família do portador de transtorno mental; Compreender as determinações históricas no processo de formulação da atual política nacional de saúde mental, sua rede de apoio, a legislação e a inserção do psicólogo neste contexto;Compreender e reflettir criticamente a respeito das ações do piscológo na saúde mental comunitária.

5. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES
Todas as disciplinas de semestre anterior e Psicologia Social e Comunitária, Saúde Coletiva.

1

6. HABILIDADES REQUERIDAS E COMPORTAMENTO ESPERADO
A visão critica e aplicação de conhecimentos teóricos ; comunicação interpessoal, expressão corretas nainterpretação da realidade, raciocínio lógico, crítico e analítico; capacidade de ordenar atividades e programas.

7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
27/07
- Leitura do Plano de Ensino - Discussão conceito de Loucura – Doença Mental - Técnica Rótulos - Conceitos de Saúde e Doença Mental - Contextualização e História da Loucura no mundo até movimentos reformistas - Reforma Psiquiátrica Italiana -Contextualização e história da psiquiatria no Brasil - Legislação em Saúde Mental - Desospitalização e desinstitucionalização - Utilização de artigos complementares – trabalho em grupo que compõe M1 - Política Nacional de Saúde Mental: legislação, Programas de Atenção a Saúde Mental - Atuação do psicólogo no atual contexto da reforma psiquiátrica - Artigos complementares - trabalho em grupo que compõe M2 M1 –Prova de conhecimento parcial, individual, sem consulta - Atendimento Domiciliar e saúde mental da família - Relatório IV Conferência Nacional Saúde Mental – Eixo I Seminário – corresponde prova de M2 Saúde mental comunitária e métodos de abordagens - Relatório IV Conferência Nacional Saúde Mental – Eixo II Seminário – corresponde prova de M2 - NASF – conceito, portaria 154 de 24 /01/ 2008 -Relatório IV Conferência Nacional Saúde Mental – Eixo III Seminário – corresponde prova de M2 Filme: O bicho de 7 cabeças – Assistido em aula e discutido em sala de aula. M3 – Prova de conhecimento parcial, individual, sem consulta,todo conteúdo ministrado Filme: uma mente brilhante - Entrega de trabalho escrito : relações do filme assistido com o conteúdo estudado na disciplina.

03/08 10/08

17/0824/08 31/08

14/09

21/09

24/09 Tarde 24/09 Noite **

* Esse Plano poderá sofrer alterações no decorrer do semestre.

8. ESTRATÉGIAS DE ENSINO
A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos. Atividades propostas: Análise e interpretação de textos e artigos; Aulas expositivas;

2...
tracking img