Sarampo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa, que eventualmente pode provocar epidemias, especialmente nas crianças. No Brasil, uma parte da população não está totalmentevacinada (ou seja, não tomaram as 2 doses), o que causa epidemias de sarampo. No país, estima-se que entre as crianças de 18 meses, apenas 81,4% receberam a primeira dose da vacina[Fonte: Folha de São Paulo, 15 de janeiro de 2012], o que faz o Brasil estar atrás de outros países em termos de cobertura vacinal. Em certos locais, especialmente no Norte da Europa, asituação é oposta. Como exemplo tem-se o caso da Finlândia, cuja cobertura vacinal foi de 95% em 2006 e 2007 e nenhum caso de sarampo foi registrado. O Brasil deve atingir uma taxade 95% de cobertura vacinal para erradicar a doença e ter o mesmo sucesso da Finlândia.
O sarampo é caracterizado geralmente por erupção cutânea e febre.
Quando o tratamento não étotalmente eficaz, o sarampo pode levar a complicações como encefaléia meningite), otite média, broncopneumonia e até cegueira (atingindo a córnea), como acontece em alguns paísesmuito pobres da África. A doença é especialmente perigosa para mulheres grávidas. O tratamento é baseado principalmente na redução dos sintomas. Como a doença é viral, os antibióticosnão são a primeira linha de tratamento, mas podem ser prescritos pelo médico para prevenir infecções bacterianas, sobretudo as oportunistas. O descanso é uma medida importante.
Aprincipal medida de prevenção e talvez a única é a vacinação. A vacinação é realizada em crianças pequenas de até 12 meses, com reforço antes dos 24 meses (as duas doses sãonecessárias para garantir a imunidade).
Vacinar seu filho é fundamental para garantir sua saúde, e também um ato importante para a saúde pública da sociedade que visa erradicar a doença.
tracking img