Sarampo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Recomendações para prevenir o sarampo
Sugerimos algumas Recomendações para prevenir o sarampo:
* Não se descuide do programa de vacinação de seus filhos. A vacina contra o sarampo é a melhor forma de evitar a doença que pode ser grave, especialmente se elas estiverem debilitadas;
* Procure saber a causa da doença de crianças que convivem com seus filhos. O sarampo é uma doença altamentecontagiosa e de caráter epidêmico;
* Não deixe de procurar atendimento médico se aparecerem manchas avermelhadas na pele de sua criança, mesmo que ela tenha sido vacinada contra o sarampo;
* Investigue se você teve a doença na infância ou tomou a vacina quando criança. Em caso de dúvida é melhor procurar um centro de vacinação.
Sarampo
* O sarampo é uma doença infecciosa aguda, denatureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuempara a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade.

Epidemiologia do Sarampo
Doença de distribuição universal, com variação sazonal;
Acomete ambos os sexos, independente da idade, desde que sejam suscetíveis;
A incidência, a evolução clínica e a letalidade são influenciadas pelas condições sócioeconômicas, estado nutricional e imunitário dopaciente, bem como lugares com aglomeração.
Atualmente os países das Américas não apresentam casos autócnes de sarampo, embora o vírus circule em praticamente todos os outros continentes.

Período de incubação e de trasmissibilidade do sarampo
O periodo de incubação é geralmente de 10 dias (variando de 7 a 18 dias), desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até oinício do exantema.
O Período de transmissibilidade é de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema, até 4 dias após. O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema. O vírus vacinal não é transmissível.

Sintomas do sarampo
O principais sintomas associados ao sarampo são:
* Tosse
* Febre
* Nariz escorrendo
* Olhos vermelhos,lacrimejantes
* Erupções que começam no rosto e se estendem pelo corpo
* Estes sintomas aparecem dentro de 8 a 12 dias após ter tido contato com alguém com sarampo.
Manifestações clínicas do sarampo
O Sarampo caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema máculo-papular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal,antecedendo ao exantema). Didaticamente as manifestações clínicas do sarampo são divididas em três períodos:
* Período de infecção – dura cerca de 7 dias, iniciando com período prodrômico, onde surge febre, acompanhada de tosse produtiva, coriza, conjuntivite e fotofobia. Do 2° ao 4° dias desse período, surge o exantema, quando se acentuam os sintomas iniciais, o paciente fica prostrado eaparecem as lesões características do sarampo: exantema cutâneo máculo-papular de coloração vermelha, iniciado na região retroauricular.
* Remissão – caracteriza-se pela diminuição dos sintomas, declínio da febre. O exantema torna-se escurecido e, em alguns casos, surge descamação fina, lembrando farinha, daí o nome de furfurácea.
* Período toxêmico – o sarampo é uma doença que compromete aresistência do hospedeiro, facilitando a ocorrência de superinfecção viral ou bacteriana. Por isso, são frequentes as complicações, principalmente nas crianças até os 2 anos de idade, em especial as desnutridas, e adultos jovens.
A ocorrência de febre, por mais de 3 dias, após o aparecimento do exantema, é um sinal de alerta, indicando o aparecimento de complicações. As mais comuns são,...
tracking img