Sarampo

Páginas: 9 (2153 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2013
O Sarampo é uma doença viral, e é uma infecção do sistema respiratório, causada por um paramixovírus do gênero Morbillivirus. É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, epequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo.1
A maioria das pessoas se recuperam mesmo sem tratamento dentro de 2-3 semanas. Contudo, principalmente as crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, o sarampo pode causar complicações sérias,incluindo dor de cabeça, cegueira, diarreia grave,infecção do ouvido e pneumonia. O sarampo pode ser prevenido através da vacinação.1 o sarampo alem de ser uma doença viral, pode ser uma doença bacteriana, além dos riscos de uma mae passar para o filho durante a gestaçao, fazendo assim que o feto se desenvolva ja com complicaçao no crescimento e ainda depois no nascimento.
Grupo: Grupo V ((-)ssRNA) [ouARNcs(-)]
Ordem: Mononegavirales
Família: Paramyxoviridae
Gênero: Morbillivirus
Espécie: Vírus do sarampo
O vírus do sarampo é um vírus com genoma de RNA simples de sentido negativo (a sua cópia é que é DNA e serve para síntese proteica). É um vírus envelopado (com membrana lipídica externa) pleomórfico com cerca de 150-300 nanômetros.
Induz a fusão de células infectadas formando células gigantes,o que facilita a sua circulação e multiplicação sem ser reconhecido e inativado por anticorpos circulantes, e é resistente ao complemento. Ele infecta as células fundindo a sua membrana (envelope) com a da célula após acoplagem da sua proteína envelopar, ocorrendo a fusão a receptor específico. Reproduz-se no citoplasma da célula. A sua multiplicação destrói as células exceto nos neurônios.Os eritemas cutâneos são causados mais pela acção do sistema imunitário contra o vírus que por ele próprio. A resolução da doença dá imunidade para toda a vida.
Epidemiologia


Áreas mais prejudicadas pelo sarampo em 2002 segundo a OMS. África e sudeste asiático são as áreas mais afetadas.
O sarampo é um dos cinco exantemas da infância clássicos, junto com a varicela, rubéola,eritemainfeccioso e roséola. É altamente infeccioso e transmitido por secreções respiratórias como espirros e tosse. Após o início de uso da vacina tornou-se raro nos países que a utilizam de forma eficaz, como Brasil e Europa. Contudo, ainda causa 40 milhões de casos e um a dois milhões de mortes por ano em países sem programas de vacinação eficientes. As epidemias tendem a ocorrer a cada dois ou três anos,necessitando do nascimento de novos bebês susceptíveis para se propagar.
Sinais e sintomas
No Período Prodrômico: corresponde ao período de tempo entre os primeiros sintomas da doença e o início dos sinais ou sintomas com base no qual o diagnóstico pode ser estabelecido, alguns dos sintomas possíveis são:
Coriza,
Mal estar geral,
Febre alta,
Infecções de garganta,
Infecção no nariz,
Aversão a luz,Conjuntivite,
Tosse com catarro,
Dificuldade de ingestão e;
Sinal de Koplik (pequenos pontos brancos rodeados de uma zona vermelha, que se agrupam na mucosa interna das bochechas).
Período Exantemático: Ocorre piora dos sintomas do período prodrômico, e as complicações podem incluir:
Erupções cutâneas por todo corpo,
Secreções aumentadas nas vias respiratórias superiores]],
Elevada produçãode muco nos pulmões,
Voz rouca,
Faringe e boca inflamadas.
Período descamativo: nesse período as manchas escurecem e surge a descamação fina, febre e tosse diminuem sensivelmente.
Possíveis complicações:
Conjuntivite intensa,
Pneumonia
Infecção no ouvido
Diarreia
Encefalite
raramente pode evoluir para a panencefalite esclerosante subaguda




Transmissão


A principal forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sarampo
  • sarampo
  • sarampo
  • Sarampo
  • Sarampo
  • o que e sarampo
  • Sarampo
  • Sarampo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!