O papel do cinema como difusor da moda no século xx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO CINEMA COMO DIFUSOR DA MODA NO SÉCULO XX

RESUMO

Este trabalho apresenta um paralelo entre moda e cinema durante o século XX, é feita uma análise em todas as décadas de como os astros do cinema influenciaram a moda, lançando tendências com seus figurinos, cabelos e maquiagens que representavam a época vivida tanto no estilo visual quanto no comportamental.

Palavras-chave: Moda,Cinema, Divas, Século XX

*Estudante do Curso de Design de Moda
Universidade Federal do Ceará

INTRODUÇÃO

A parceria entre moda e cinema foi uma das relações mais duradouras da modernidade, em meio às Guerras Mundiais e diversos problemas econômicos e sociais durante o Século XX, um refúgio foi encontrado pela sociedade nos cinemas que cresciam a cada dia mais.
Essa influência que osastros e estrelas realizavam sobre os homens e mulheres só foi possível a partir do momento em que o cinema tornou-se uma indústria, produzindo filmes em ritmo constante.
O star-system foi um sistema muito utilizado nesse período e se consistia em fazer atores e atrizes se tornarem mitificados, tendo suas imagens usadas para fascinar o público.
Assim, será apresentada e exemplificada neste artigoa relação entre os astros e estrelas do cinema e sua influência na década que se apresentavam, com uma breve análise de seus momentos históricos.


O PAPEL DO CINEMA COMO DIFUSOR DA MODA NO SÉCULO XX

No século XX, o cinema se caracterizou como um dos principais difusores da moda, os filmes lançavam estrelas, principalmente as de Hollywood, que representavam a época vivida. Os estilospassaram a mover as décadas e como a moda exige uma mudança cada vez mais rápida de acordo com a exigência do mercado, o cinema passou a se desenvolver e caminhar junto com a com a mesma para que não fossem lançados filmes com figurinos ultrapassados.
Começa então a parceria entre moda e cinema, uma das relações mais glamourosas e duradouras da modernidade. Profissionais do ramo da moda iam paraHollywood em busca de emprego já que a indústria cinematográfica crescia continuamente e necessitava de mão de obra qualificada principalmente no figurino, que dava o pontapé inicial para o glamour das divas do cinema.
Na década de 1910 o cinema se expandiu e abriu seu lugar nos espaços culturais, difundindo um novo jeito de se vestir, atingindo principalmente mulheres de todos os tipos e idades. “Aestrela de cinema, bela e bajulada, eclipsou uma mulher elegante. (…) E a imagem emblemática dessas estrelas penetrou na sociedade tão profundamente que não cessou de reaparecer ao longo de todo o século” (Faux, 2000, p.11)
Durante a Primeira Guerra mundial, na década de 1920, as mulheres assumiram um estilo mais livre, “milhares de mulheres entraram na segunda década do século com o aspecto deuma ampulheta e saíram dela modeladas como tapetes enrolados” (Lurie, 1997, p.86), as estrelas do cinema eram exaltadas em revistas de moda, e muitas vezes recebiam mais atenção do que os estilistas que produziam suas roupas.
O cinema passou a ganhar um realismo e destaque ainda maior com a chegada do som em 1927 e atrizes como Louise Brooks, Clara Bow e Gloria Swanson encorporaram o estilo dasmulheres desta década: o cabelo cortado reto na altura do queixo; o rosto como o de uma criança, arredondado e suave, com o nariz arrebitado, olhos redondos, sobrancelhas depiladas até se tornarem arcos finos e a boca escura. Até mesmo suas atitudes eram copiadas, as “melindrosas” eram mulheres alegres, namoradeiras, e muitas vezes imprudentes na busca de diversão e emoções.

Os público masculinotambém possuía uma referencia no cinema: Rudolph Valentino e Douglas Fairbanks apareciam em revistas que surgiram em 1911 e traziam reportagens revelando a rotina e o guarda-roupas dos astros. Eram revistas bastante procuradas pelas pessoas que buscavam sempre se adequar aos padrões de beleza vigente na época.
A moda infantilizada da década de 1920 não foi tão duradoura quanto as anteriores, com...
tracking img