Salto-piscina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Física e Química A

“Actividade Prático-Laboratorial 1.3 – Salto para a piscina”

Ano lectivo de 2009/2010

Índice

Sumário……………………………………………………………………………………………

3

I – Relatório
1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. Objectivos ………………………………………………………………………………………….. Planeamento ……………………………………………………………………………………… Execução ……………………………………………………………………………………………. Resultados Obtidos……………………………………………………………………………. Análise dos Resultados Obtidos ……..………………………………………….………. 4 5 6 7 13

Conclusão …………………………………………………………………………………..….. Bibliografia ……………………………………………………………………………………..

17 18

2

Sumário

Com esta actividade pretende-se estabelecer a relação que existe entre a velocidade de lançamento horizontal de um projéctil, de uma dada altura h do solo, com o alcance do mesmo, ao nível do solo. Para tal, utilizou-se uma calha e um projéctil, demaneira a que este fosse lançado horizontalmente.

Para determinar o valor da velocidade do projéctil ao sair da calha de madeira recorreu-se a dois métodos: - aplicando a lei da conservação da energia; - aplicando as leis horárias do movimento.

Como resultado obteve-se valores muito próximos para as velocidades iniciais (velocidade de saída da esfera da calha) nos dois métodos. Verificámosainda que os valores da velocidade são independentes da massa das esferas, pela lei da conservação de energia.

3

Objectivos

Os objectivos desta actividade prático-laboratorial são: respeitar os cuidados de segurança a ter na realização da actividade; aprender a manipular correctamente o material utilizado; construir uma montagem laboratorial a partir de um esquema ou de uma descrição;identificar material e equipamento de laboratório e explicar a sua utilização/função; determinar a velocidade inicial de um projéctil, no instante em que é lançado horizontalmente; aplicar as leis horárias do movimento; aplicar a lei da conservação da energia mecânica; relacionar o alcance com a posição de onde é lançado e velocidade inicial e interpretar o movimento de um projéctil lançadohorizontalmente como a sobreposição de dois movimentos, um rectilíneo uniforme, segundo o eixo xx , e outro rectilíneo uniformemente acelerado, segundo o eixo yy .

4

Planeamento

O material utilizado nesta actividade laboratorial foi:         Calha de Madeira; Duas esferas metálicas com massas diferentes; Mesa; Fita Métrica; Papel Químico; Folhas de Papel Branco; Cronómetro; Fita-cola.5

Execução

Primeiro apoiou-se a calha sobre a mesa polida de maneira a que a extremidade da calha coincidisse com a extremidade da mesa, colocaram-se folhas de papel brancas no chão e prenderam-se ao chão com fita-cola, seguidas de papel químico, de maneira a que, quando a esfera tocasse no papel químico, as folhas brancas ficassem marcadas com tinta, possibilitando a medição do alcance.Mediu-se a altura na perpendicular desde o chão até à calha, incluindo a espessura da calha. A seguir abandonou-se a esfera com maior massa do ponto mais alto da calha. A altura relativa a cada ponto da calha de madeira de onde se largaram as esferas foi sempre medida com a fita métrica antes do abandono das esferas desse local, sendo no total medidas três alturas: h a, hb, hc , que se encontrampor ordem decrescente em valor (ver esquemas abaixo). Conforme se largavam as esferas, era cronometrado o tempo de voo da esfera com um cronómetro, isto é, o intervalo de tempo desde o instante em que saiu da calha até bater no papel químico (sem contar os ressaltos da esfera). Repetiu-se a experiência para as alturas b e c e posteriormente executou-se o mesmo processo mas com a esfera de massamenor.

Esquemas da montagem experimental

h

Esquema A

Papel Químico

Esquema B

6

Resultados Obtidos

Nota: Obteve-se com a fita métrica para as alturas ha, hb, hc e y0 os seguintes valores, respectivamente: 27,0 cm ; 17,5 cm ; 9,60 cm e 91,16 cm.

Valores obtidos para Δt, isto é, o tempo de voo da esfera, em relação à massa da...
tracking img