Sabin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SABIN
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, provocada por vírus e que pode ocorrer sob a forma de infecção inaparente (a mais comum) e sob a forma paralítica que pode provocar seqüelas permanentes ou levar à morte. (Manual de Procedimentos para Vacinação)
O vírus se instala e se multiplica no tubo digestivo e logo pode apresentar viremia, com invasãodo sistema nervoso central e ataque às células motoras. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características: flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. (Manual de Procedimentos para Vacinação)
A poliomielite foi de alta incidência no país. Hoje, encontra-se erradicada graças ao trabalho de vacinação evigilância epidemiológica, desenvolvidos desde 1980. Mesmo assim, é preciso, ainda, manter altas coberturas de vacinação, de forma homogênea, e uma vigilância epidemiológica ativa capaz de identificar imediatamente a reintrodução do poliovírus e adotar medidas de controle capazes de impedir a sua disseminação. (Manual de Procedimentos para Vacinação)
O agente infeccioso é o poliovírus pertencente aogênero Enterovírus da família Picornaviridae. São três sorotipos: o poliovírus I, o II e o III. (Manual de Procedimentos para Vacinação)
Existem dois tipos disponíveis de vacinas contra a poliomielite, ambas eficazes, mas que diferem quanto à via de administração e aos mecanismos envolvidos. São elas: a vacina inativada (VIP) e a vacina oral de vírus atenuados (VOP). A vacina produzida compoliovírus vivos atenuados é também denominada Sabin, em homenagem Albert Sabin, seu desenvolvedor. (Manual de Normas de Vacinação)
A VOP é produzida em cultura estabilizada em estado líquido de células derivadas especialmente de tecido renal de macacos da espécie Cercopthecos aethiops. Contém os três tipos de poliovírus atenuados. (Manual de Normas de Vacinação)
É constituída de 106 unidades de vírusdo tipo I, 105 do tipo II e 600.000 do tipo III, por dose. Contém, além disso, conservantes (antibióticos) e termoestabilizador (por exemplo, cloreto de magnésio e aminoácidos ou sacarose). (Manual de Normas de Vacinação)
Apresenta-se sob a forma líquida, habitualmente em um conjunto de frasco, aplicador e tampa rosqueável, moldados em plástico maleável e resistente, contendo 20 ou 25 doses. Deveser administrada por via oral. Cada dose corresponde a duas gotas, que equivalem a 0,1ml, ou de acordo com as especificações de cada fabricante. (Manual de Normas de Vacinação)
Suscita desenvolvimento da imunidade tanto local, na mucosa, quanto humoral. O vírus vacinal compete com o vírus selvagem da pólio na luz intestinal, sendo por isso bastante eficaz no bloqueio de surtos. Os vírus vacinaissão excretados pelas fezes e podem infectar contatos suscetíveis, levando a uma imunidade coletiva. Estes conhecimentos forneceram o embasamento para as campanhas de vacinação em massa. (Manual de Normas de Vacinação)
Quando a vacina for mantida à temperatura igual ou inferior a -20ºC (freezer) mantém a sua potência por 24 meses. Após o descongelamento, conservada sob refrigeração à temperaturade 2ºC a 8ºC (geladeira), a validade será mantida por um período de três meses, observando o prazo de validade estabelecido para cada lote da vacina. (Manual de Normas de Vacinação)
A vacinação de rotina é recomendada a partir dos dois meses de idade. Situações epidemiológicas especiais podem indicar a vacinação a partir do nascimento da criança. Em campanhas maciças, a vacina é administrada nascrianças com menos de cinco anos de idade, independente do estado vacinal prévio. O esquema em vacinação de rotina são três doses a partir dos dois meses de idade, obedecendo a um intervalo de 60 dias entre as vacinações. Uma quarta dose deve ser aplicada aos 15 meses de idade. O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias. (Manual de Normas de Vacinação)
Pode ser aplicada a qualquer hora...
tracking img