Rotinas e praticas trabalhistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
































INTRODUÇÃO


Esta pasta apresenta um texto contendo informações sobre, aspectos introdutórios em ciências contábeis e mostra ainda que como são comuns no dia a dia de um profissional contábil. A discussão aborda os seguintes temas: conceito, objetoe objetivo da contabilidade, escrituração contábil, contabilidade na gestão empresarial, demonstrações contábeis, a missão e a visão empresarial. Aborda ainda sobre os processos administrativos, ambiente das organizações, aspectos jurídicos relevantes para um profissional contábil e ainda um pouco sobre e as operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis.CONTABILIDADE


Contabilidade é a ciência que estuda as praticas as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica. No entanto pode-se dizer que contabilidade é um sistema de informação que tem como objetivo o controle do patrimônio de uma entidade nos fornecendo informações úteis paratomada de decisões. Ela tem como objeto o Patrimônio das entidades sendo esta sua razão de ser. Seu objetivo é analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio das entidades, fornecendo constantemente informações sobre o patrimônio aos seus usuários.
Escrituração contábil são os registros dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando assim o planode contas e observando os princípios as normas contábeis.
A gestão de uma entidade é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informação e a contabilidade é a principal delas. Qualquer entidade seja ela governamental ou não governamental que utilizam recursos diversos, necessitam de informações a respeito deste montante por ela utilizado, e também dosresultados obtido com as aplicações destes recursos, não importando seu tamanho, sua finalidade ou sua constituição jurídica obrigatoriamente utilizam a contabilidade.
O primeiro passo para uma contabilidade verdadeiramente gerencial, é que estas sejam atualizadas, conciliadas e mantidas com respeito às boas técnicas contábeis. Ela é responsável por fornecer informações aos usuários,sobre as empresas se estão tendo lucro ou prejuízo, quanto ela tem de estoque e como este estoque está girando. Ela também é responsável por informar aos investidores como estão sendo aplicados os recursos por eles investidos, como andam estes investimentos se está tendo o retorno esperado. Ela deve informações também sobre a real situação da empresa, pois a partir destas informações é que podematrair interessados em comprar ações desta empresa.
As demonstrações contábeis servem para mostrar as informações úteis para analisar a situação patrimonial, a rentabilidade, as taxas de retorno entre outros. O balanço patrimonial evidencia um instantâneo da situação patrimonial da uma entidade, mostrando o resultado do processo contábil de um determinado período. Os relatórioscontábeis devem evidenciar informações diferenciadas pra cada tipo de usuário, evidenciando assim o que for necessário, afim de não torna-los enganosos, tendo como meta atingir os objetivos da contabilidade sendo o principal deles o de prover informações úteis para a tomada de decisões econômicas. A DRE é uma demonstração dinâmica dedutiva, isto é, demonstra o resultado de um determinado período,normalmente 12 meses. Fazem parte da DRE todas as contas que contribuem positiva ou negativamente para a apuração do resultado da entidade, evidenciando a formação do lucro ou prejuízo do exercício social mediante confrontação das receitas e das despesas. Após esta apuração, o resultado líquido é transferido para o grupo patrimônio liquido, sendo este o grupo que demonstra o capital dos sócios. ...
tracking img