Rotinas administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ISO - International Standards Organization ou, em português, Organização Internacional para Padronização - é uma federação mundial de órgãos internacionais de normalização, que tem por objetivo preparar e emitir normas técnicas.
A ISO, sediada em Genebra, é uma organização criada em 1946 por 25 países que tem como objetivo fornecer referências internacionais para regular obrigaçõescontratuais entre fornecedores e compradores, centrados na garantia de manutenção e de uniformidade da qualidade do produto, que só sistemas de Gestão da Qualidade de alto nível garantem na sua avaliação.
Em 1987 a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de 3 normas sujeitas àcertificação, a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização. Em 1994, a série foi revisada, porém sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura; em paralelo, agora não mais com os três anos de atraso, a ABNT revisou as normasbrasileiras, adotando o nome "série NBR ISO 9000", alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais (exemplo: na Alemanha: DIN ISO 9000). Em Dezembro de 2000 a série foi totalmente revisada; além das alterações em sua estrutura, agora temos apenas uma norma sujeita à certificação, a ISO 9001, a norma trouxe o enfoque de gerenciamento de processos. A missãoda ISO é promover o desenvolvimento da padronização e atividades relacionadas no mundo com o objetivo de facilitar a troca ou comercialização de produtos e serviços e desenvolver cooperação na esfera intelectual científica tecnológica e econômica. Os resultados do trabalho da ISO são publicados como normas internacionais.

A série conta com as seguintes normas:

- ISO 9000 - Normas sobre Gestãoe Garantia da Qualidade: Diretriz para Seleção e Uso;
- ISO 9001 - Sistemas da Qualidade: Modelo para garantia da Qualidade em Projeto / Desenvolvimento, Fabricação, Montagem e Assistência Técnica;
- ISO 9002 - Sistemas da Qualidade: Modelo para Garantia da Qualidade em Produção e Instalação.
- ISO 9003 - Sistemas da Qualidade: Modelo para Garantia da Qualidade em Inspeção e Ensaios Finais.A série de normas ISO 14000 foi desenvolvida pela Comissão Técnica 207 da ISO (TC 207), como resposta à demanda mundial por uma gestão ambiental mais confiável, onde o meio ambiente foi introduzido como uma variável importante na estratégia dos negócios, e foi estruturada basicamente em duas grandes áreas:

Foco nas organizações empresariais:
Esta área teve por objetivo orientar aimplementação de uma gestão ambiental verificável, com qualidade e consistência, para reduzir os riscos nas suas atividades e facilitar o comércio internacional. Esta área foi dividida em três Subcomitês:

SC1 - Sistemas de Gerenciamento Ambiental, que trata das normas de gestão onde foi elaborada a ISO 14001, que é única norma certificável da série;
SC2 - Auditorias Ambientais, que trata dasnormas que dão o suporte às verificações (auditorias) do sistema e as qualificações dos profissionais que devem atuar nestas atividades;
SC4 - Avaliação de Desempenho Ambiental, que traz orientações para desenvolverem indicadores para o acompanhamento do desempenho ambiental da organização.

Foco nos produtos e serviços:
Esta área teve por objetivo construir uma base comum e racional aosvários esquemas, privados, nacionais e regionais de avaliações de produtos. Esta área foi dividida em dois Subcomitês:

SC3 – Rotulagem Ambiental, que trata de todas as declarações ambientais colocadas nos produtos, de terceira parte (Selo Verde) ou não;
SC5 - Análise de Ciclo de Vida, que define

Relações com outras normas da Série ISO 14000: Normas do Sistema de Gestão Ambiental.

A...
tracking img