Estrutura de uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nota-se que no mundo dos negócios a responsabilidade social tornou-se um fator de competitividade para as empresas, independente do porte. Há alguns anos, o preço dos produtos era o principal fator para identificar a competitividade de uma empresa, depois, veio o critério da qualidade do produto/serviço ofertado. Hoje, é preciso investir na qualidade do relacionamento com ospúblicos estratégicos da organização.

O mercado tem tomado consciência dessa necessidade de responsabilidade social e a iniciativa privada tem se envolvido com projetos de cunho social. O governo também tem feito sua parte para que haja essa integração entre comunidade e empresas, através de incentivos fiscais e tributários, leis de incentivo a cultura e educação e editais que premiam atitudessocialmente responsáveis. Melo Neto e Froes (1999, p.82), afirmam que a Responsabilidade Social de uma empresa é um mecanismo de compensação das “perdas da sociedade”. O financiamento de projetos sociais procede porque é certo, justo e necessário; e não como uma ação caridosa, típica do pensamento capitalista. É importante ainda, que se façam parcerias junto a instituições beneficentes e encare estetrabalho como um extenso processo de campanha publicitária, junto com a essas instituições, para assim obter um alto índice de participação do consumidor. Nessa parceria, prevalece o comprometimento, uma relação íntima entre ambas as partes envolvidas no projeto, para que todos tenham lucro.

Segundo, PRINGLE e THOMPSON (“Marketing Social – Marketing para Causas Sociais e a Construção das Marcas”)“Quando bem utilizado, o marketing de causa social é uma poderosa ferramenta estratégica de posicionamento, pois, ao utilizar algumas técnicas do marketing tradicional, consegue associar a marca de uma empresa a uma questão ou causa social”. O resultado dessa parceria é que todos os atores se beneficiam. As empresas incrementam as vendas e a visibilidade de sua marca graças, principalmente, à exposiçãona mídia espontânea. As entidades divulgam suas causas atraindo, consequentemente, mais simpatizantes, voluntários e maior volume de recursos. Por fim, a sociedade é a principal beneficiada dessas ações.

Para se evitar a perda de mercado e a desvalorização da imagem, aproveitar esta nova ordem de gestão em favor da organização pode ser uma saída inteligente e lucrativa. Partindo desta idéia dedesenvolvimento social e cultural oferecido à comunidade pelas organizações privadas surgiu a Imagine Assessoria em Marketing Sócio-Cultural Ltda.

Visto que nos dias de hoje as empresas investem em projetos que marquem socialmente, a empresa Imagine Assessoria em Marketing Sócio-Cultural Ltda., surge como uma solução para o setor, desenvolvendo projetos para organizações que anseiam porreconhecimento não apenas pelo produto/serviço oferecido, mas também pelo valor social que agrega a seus produtos.

 

JUSTIFICATIVA

O mundo enfrenta profundas mudanças no campo político, econômico e social, que forçam as organizações a uma tomada de consciência e a novas atitudes no tocante à sua responsabilidade social, definida como uma obrigação da parte da empresa para com a sociedade, cumprindocom sua missão, com os objetivos propostos. Por isso, vem crescendo, nas últimas décadas, uma tomada de consciência das empresas a fim de direcionar suas atividades para esferas socialmente orientadas, como participação política, apoio educacional, relações com a comunidade etc. Assim, as organizações deixam de se voltar apenas à obtenção de lucros e se tornam unidades sociais, dando relevância aoaspecto humano nos seus objetivos gerais e específicos.

Os governantes também já demonstram esta percepção de desenvolvimento e buscam contribuir para facilitar esta ligação educacional empresas/sociedade, através de incentivos tributários e fiscais, leis de incentivos, editais tanto para empresas quanto para pessoas físicas, que beneficiam projetos do gênero.

A Imagine Consultoria em...
tracking img