Rotinas administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO:

O tabagismo é considerado um problema de saúde pública, porquanto são atribuídos a esse vício 90% dos casos de câncer de pulmão, 86% de bronquite e enfisema, 25% dos processos isquêmicos do coração e 30% dos cânceres extra- pulmonares. Embora seja a maior causa isolada evitável de doença e morte, ocorrem no mundo 3 milhões de óbitos (5% da mortalidade geral) e, no Brasil,80 a 100 mil mortes (10,9% da mortalidade geral), anualmente. Em nosso país, 30 milhões de indivíduos com mais de 15 anos de idade são fumantes (32,6% da população), sendo 44,4% mulheres e dois terços moradores de zonas urbanas. Nos programas de combate ao tabagismo, os profissionais de saúde têm papel muito importante junto à população por sua atuação em ações educativas, a fim de influir nodecréscimo do número de pessoas fumantes e dos que se iniciam no tabagismo.
     Esclarecer aos fumantes os riscos que o tabaco acarreta para a sua saúde e de seus co-participantes (os fumantes passivos) constitui um aspecto relevante. Se compararmos as pessoas que deixaram de fumar com as que continuam, do ponto de vista físico verificamos: as que deixaram de fumar antes dos 50 anos de idadeapresentam, uma redução de 50% no risco de morte por doenças relacionadas com o tabagismo após 16 anos de abstinência. (ANDRADE, et  al., 2006).
O risco de morte por câncer do pulmão sofre uma redução de 30% a 50% em ambos os sexos após 10 anos sem prática de fumar: e o risco de doenças cardiovasculares cai pela metade após um ano sem fumar. As campanhas antitabaco têm sido intensificadas, portanto énecessário um estudo que avalie a sua eficácia em determinadas faixas de idade, em especial para jovens, a partir de estratégias mais promissoras.
Conhecer o impacto das propagandas anti-tabaco a partir da midiatização por este meio de comunicação, em diferentes grupos, tomando-se por base às campanhas antitabaco contida nos pacotes/maços de cigarro e as representações sociais sobre o fumo/fumarconstruídas a partir dessas informações, constitui-se como um aspecto relevante pela sua contribuição/efeito, no âmbito da prevenção em saúde, em diferentes áreas, como: saúde, comunicação, educação, cultural, entre outros.
Nesta perspectiva, os derivados do tabaco matam cerca de três milhões de pessoas por ano. No Brasil, são estimadas cerca de 200.000 mortes prematuras por ano decorrentes dotabagismo. A dependência da nicotina abrange três aspectos básicos: a dependência física, que é responsável por sintomas da síndrome de abstinência quando deixa de fumar; dependência psicológica responsável pela sensação de ter no cigarro um apoio a ser utilizado nos momentos de stress, solidão, ameaça, entre outro; e pelo condicionamento, atribuído ás associações habituais do ato de fumar (fumar ebeber café; fumar e trabalhar; fumar e dirigir; fumar após as refeições e outros). Entender a razão pela qual as pessoas fumam carece se fizer uma distinção entre o processo pelo qual uma pessoa se torna fumante e a manutenção do hábito. Baseadas em artigos pesquisados .(www.rodrigov.multiply.com,2011)

Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer

O INCAcoordena e executa, em âmbito nacional, o Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer visando à prevenção de doenças na população através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e doenças tabaco - relacionadas no país.As ações do Programa são desenvolvidas em parceriapelas três instâncias governamentais - federal, estadual e municipal - para capacitar e apoiar os 5.561 municípios brasileiros e abrangem as áreas da educação, legislação e economia.Conheça as estratégias de programa de controle do tabagismo.

As ações pontuais envolvem campanhas (Dia Mundial sem Tabaco, Dia Nacional de Combate ao Fumo e Dia Nacional de Combate ao Câncer), que têm como...
tracking img