Roger agnelli e a cvrd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES

1) A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos dessa organização? Pesquise informações complementares.

A CVRD foi criada em 1942 pelo governo Vargas e buscava o fortalecimento da industria de base no Brasil. Tal industria era um dos pilares da política desenvolvimentista de Vargas, visando a industrialização do país, tendo uma postura favorável aocontrole estatal de empresas como CVRD, CSN, Petrobras e outras.
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) que se colocava contra a desestatização da empresa, publicou em seu site no dia 20/08/2007 (http://www.pstu.org.br/nacional_materia.asp?id=7260&ida=0), que a CVRD faz parte da soberania nacional, tem função de desenvolvimento econômico social importante através depagamentos de royalties, defendendo ainda, que deve ser de controle do Estado os lugares e as maneiras de exploração do solo brasileiro.
A favor da desestatização, em 1997 Fernando Henrique Cardoso privatiza a CVRD como parte do Programa Nacional de Desestatização. O processos adotados enquanto empresa estatal eram burocráticos, cercadas de interesses políticos que influenciavam nas decisões daempresa fazendo com que oportunidades de negocio fossem perdidas por falta de agilidade na tomada de decisão. Existiram ainda por parte daqueles a favor da desestatização da CVRD argumentos de que o Estados deveria deixar a função de empresário; que privatizar a empresa não significaria privatizar o solo brasileiro; a empresa não tinha importância estratégica no desenvolvimento econômico e social dopaís e; livres de burocracia, a mineradora produziria mais, pagaria mais impostos e geraria mais empregos.

2) Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Kartz, Roger Agnelli, demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.

Agnelli é comunicativo o que demonstra saber envolver as pessoas, sem que se peque a comunicação entre todas as partesinteressada. Além disso, ele sabe lidar com pessoas o que é essencial para o sucesso de um líder.

3) De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?
Suas habilidades foram se tornando cada vez mais importante e necessária por ter sempre como desafio influenciar as pessoas com suas ideias econquistar a admiração daqueles que não acreditava em sua capacidade de liderar.

4) Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?

Após a privatização da CVRD, a capacidade de negociação de Agnelli foi posta á prova. Havia grandes divergências entre Steinbruch, da CSN, e os demais administradores da CVRD quanto ao rumo estratégico do negocio. Asituação tornava-se insustentável: era preciso solucionar rapidamente os impasses entre os sócios da organização, caso contrário, oportunidades de negócio seriam perdidas. Diferentemente de Steinbruch, Agnelli acreditava que a siderúrgica e a mineradora tinham prioridade distintas. A complexa negociação teve fim após um longo período de análise com os acionistas das duas companhias. O Bradespar S/A abriumão de sua participação na CNS e Steinbruch desligou-se da CVRD em 2000.

5) Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir su presidência. Você concorda com essa afirmação?

Com base no contexto, entende-se que Roger Agnelli já identificava as necessidades da CVRD e as mudanças necessárias para o futuro.
Com toda sua experiência no ramo de Administração, seu perfiltalentoso e empenhado, Roger Agnelli assumiu a Presidência da empresa sem ao menos ser especialista em mineração e sem nunca ter dirigido uma empresa tão grande, pois acreditava que se aplicando os métodos corretos e seguindo suas diretrizes venceria as deficiências da empresa e alcançaria o sucesso.

6) Quais os papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da...
tracking img