Ecopol 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do cap. 28: Desemprego e sua Taxa Natural
NÃO SUBSTITUI A LEITURA DO CAPÍTULO. TAMPOUCO SUBSTITUI AS AULAS |

Objetivo do capítulo: entender os determinantes da “taxa natural” dedesemprego na economia.
Quando um país mantém seus trabalhadores o mais plenamente empregados possível, atinge um nível de PIB maior que se deixasse muitos de seus trabalhadores ociosos. A designação“natural” implica simplesmente que o desemprego não desaparece por si só nem mesmo no longo prazo.

* Como o governo mede a taxa de desempregado?
No Brasil, as pesquisas do IBGE colocam as pessoas emuma das três categorias: empregada, desemprega ou fora da força de trabalho (estudantes em tempo integral, aposentados e donas de casa). A força de trabalho é a soma entre empregados e desempregados.E a taxa de desemprego é dada pelo percentual da força de trabalho que está desempregada:
Taxa de Desemprego=nº de desempregadosforça de trabalho.100
* São identificados dois tipos de desemprego:1) Taxa natural de desemprego: taxa normal em torno da qual a taxa de desemprego flutua. Esta é o foco do nosso estudo!
2) Desemprego cíclico: desvio do desemprego em relação a sua taxanatural.

* A taxa de desemprego mede o que queremos?
Como as pessoas entram e saem da força de trabalho com tanta freqüência, as estatísticas de desemprego são difíceis de calcular einterpretar.

* Por que sempre há pessoas desempregadas?
A taxa de desemprego nunca cai a zero, ou seja, sempre haverá desemprego. Existem quatro razões para justificar o desemprego no longo prazo:1º) Desemprego friccional: surge porque leva algum tempo para que os trabalhadores encontrem empregos que melhor se adaptem a suas preferências e habilidades.
* Que tipo de política pública podeajudar a amenizar o problema do desemprego friccional? Uma maneira é facilitar a busca por meio de agencias que são informação sobre vaga de empregou. Outra forma é promover os programas públicos...
tracking img