Riscos empresariais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Riscos empresariais

Diante das novas tendências, o gerenciamento de riscos corporativo deve cobrir, necessariamente, as quatro dimensões básicas de qualquer empresa: Risco de Mercado, de Crédito, Operacional e Legal.

a) Risco de Mercado

O risco de mercado pode ser definido como uma medida numérica da incerteza relacionada aos retornos esperados de um investimento, em decorrência devariações em fatores como taxas de juros, taxas de câmbio, preços de ações e commodities.

As principais subáreas do risco de mercado são: Risco de Taxas de Juros, Risco de Taxas de Câmbio, Risco de Commodities, Risco de Ações, Risco de Liquidez, Risco de Derivativos, Risco de Hedge, Risco de Concentração – mercado.

Risco de Taxas de Juros

Este pode ser definido como o risco de perda novalor econômico de uma carteira decorrente dos efeitos de mudanças adversas das taxas de juros. Podemos citar como exemplos: 1 – Eventual perda do valor de mercado de títulos públicos – BBCs, Brady bonds, etc. – ou privados – corporate eurobonds, etc; 2 – Encarecimento do custo de funding; 3 – Queda da taxa de reinvestimento.

Risco de Taxas de Câmbio

Este pode ser definido como o risco deperdas devido a mudanças adversas nas taxas de câmbio. Dois exemplos: 1 – Variação nos preços de NTN-Ds, NBC-Es, NBC-Fs, de ativos internacionais negociados em moeda estrangeira, devido à apreciação/depreciação relativa de moedas; 2 – Descasamentos em uma carteira indexada a alguma moeda estrangeira.

Risco de Commodities

Este pode ser definido como o risco de perdas devido a mudanças no valorde mercado de carteiras de commodities. Exemplos: 1 – Variação nos preços de carteiras constituídas por ouro, prata, platina, soja, café, boi gordo, cacau, etc.

Risco de Ações

Este pode ser definido como o risco de perdas devido a mudanças no valor de mercado de carteiras de ações. Exemplos: 1 – Variação nos preços de carteiras constituídas por ações como Petrobrás PN, Vale PN, EletrobrásPNB, ADRs de Usiminas PN, etc.

Risco de Liquidez

Este pode ser definido como o risco de perdas devido à incapacidade de se desfazer rapidamente uma posição, ou obter funding, devido às condições de mercado. Exemplos: 1 – Carteiras de Eurobonds brasileiros, ações de segunda e terceira linhas, alguns contratos futuros negociados na BM&F, etc; 2 – Situações onde não é possível rolar dívidas nosmercados financeiros; 3 – Ajustes de margem que venham a consumir a liquidez da instituição.

Risco de Derivativos

Este pode ser definido como o risco de perdas devido ao uso de derivativos – seja para especulação, seja para hedge. Exemplos: 1– Variações no valor de posições de contratos de swaps, futuros, a termo, opções, etc.

Risco de Hedge

Este pode ser definido como o risco deperdas devido ao uso inapropriado de instrumentos para hedge. Exemplos: 1 – Perdas por falta de rebalanceamento dinâmico de hedges em resposta a movimentos bruscos no mercado; 2 – Hedge subótimo de ativos/passivos – opções cambiais, Brady bonds, etc.

Risco de Concentração – mercado

Este pode ser definido como o risco de perdas devido à não diversificação do risco de mercado de carteirasinvestimentos. Exemplos: 1 – Investimentos excessivamente concentrados em poucos indexadores, moedas, ativos, vencimentos, etc.

b) Risco de Crédito

O risco de crédito pode ser definido como uma medida numérica da incerteza relacionada ao recebimento de um valor contratado/compromissado, a ser pago por um tomador de um empréstimo, contraparte de um contrato ou emissor de um título, descontadas asexpectativas de recuperação e realização de garantias. As principais subáreas do risco de crédito são: Risco de Inadimplência, Risco de Degradação de Crédito, Risco de Degradação de Garantias, Risco Soberano, Risco de Financiador, Risco de Concentração – crédito.

Risco de Inadimplência

Este pode ser definido como o risco de perda pela incapacidade de pagamento do tomador de um empréstimo,...
tracking img