Reuso da agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Volta Redonda
Campus Três Poços
Curso de Engenharia Mecânica.
1º Período B


Proposta de Pesquisa Acadêmica
Reuso da Água

Leonardo de Paula Carelli-201220400
Ricardo Pereira Barbosa-201220419
Willian de Oliveria Fortini-201220434
Reinaldo

Orientadora: Sandy Sampaio

Reuso daÁgua

Leonardo de Paula Carelli
Ricardo Pereira Barbosa
Willian de Oliveria Fortini
Reinaldo

Projeto de Pesquisa do Curso de
Engenharia Mecânica do Centro
Universitário de Volta Redonda.

Sumário

1 INTRODUÇÃO---------------------------
2 RESUMO

INTRODUÇÃO:
Conceito de Reuso

O reaproveitamento ou reúso daágua é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrentes de ações planejadas ou não.

- Reúso indireto não planejado da água: ocorre quando a água, utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e nãocontrolada. Caminhando até o ponto de captação para o novo usuário, a mesma está sujeita às ações naturais do ciclo hidrológico (diluição, autodepuração).

- Reúso indireto planejado da água: ocorre quando os efluente depois de tratados são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento dealgum uso benéfico. O reuso indireto planejado da água pressupõe que exista também um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estará sujeito apenas a misturas com outro efluentes que também atendam ao requisitos de qualidade do reuso objetivado.

- Reúso direto planejado das águas: ocorre quando os efluentes, após tratados,são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reúso, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.Reciclagem de água: é o reúso interno da água, antes de sua descarga em um sistema geral de tratamento ou outro local de disposição. Essas tendem, assim, como fonte suplementar de abastecimento do usooriginal. Este é um caso particular do reúso direto planejado.

Os 1,36 x 1018 metros cúbicos de água existentes na Terra distribuem-se da seguinte forma:Água do mar: 97,0%
Geleiras 2,2%
Água doce 0,8% ............. água subterrânea: 97%
............. água superficial: 3%

Total 100,0%

Fonte: von Sperlin, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 3. ed. BeloHorizonte: Depto de Engenharia Sanitária e Ambiental; UFMG; 2005".

É hoje um fato comprovado que o volume de água doce e limpa (menos que um por cento de toda a água disponível no planeta) está se reduzindo em todas as regiões do mundo. Inclusive no Brasil.

As pessoas mais lúcidas de nossa população já fazem uma boa economia dentro de casa com as orientações sugeridas, tais como:

-Fechartorneiras enquanto escovam os dentes, fazem a barba, ensaboam a louça, etc.
-Não usar mangueira para lavar pisos, calçadas, automóveis, etc.;
-Trocar as válvulas de descargas por caixas acopladas ao vaso sanitário com limitador de volume por descarga;
-Diminuir o tempo no banho, etc.
-Muitos querem apoiar ainda mais esse esforço pela economia de água, mas nem sempre têm acesso a exemplossuficientemente funcionais e simples de serem seguidos.

É o projeto mais envolvente de todos. É um sonho permanente. Mas não tem aplicação imediata para a população citadina.
Existe a falta de espaço para instalação de cisternas.
Existe um obrigatório controle das primeiras águas de chuva coletadas, bastante perigosas, pois são o resultado da lavagem da poluição aérea e das sujeiras...
tracking img