Reuso de agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reuso de água para irrigação
Impactos positivos e negativos

O reuso de água para irrigação
O ser humano sempre teve que lidar com uma pergunta básica e um grande incômodo, o que fazer com seus próprios dejetos? Na idade media, por exemplo, não havia saneamento e a cidade era um verdadeiro esgoto a céu aberto, e isso causava doenças e epidemias.
Com o tempo, o homem resolveu se distanciar daquestão, todo modelo de descarte cresceu e se desenvolveu de maneira que os homens não tivessem mais que pensar ou refletir sobre os próprios excrementos.
Hoje, um botãozinho mágico ajuda o homem a eliminar aquele antigo, sujo e feio problema. Bom, a história ainda não acaba aqui. Hoje, estamos prestes a escrever um novo capítulo, o saneamento ambiental.
A reutilização ou reuso de água ou,ainda em outra forma de expressão, o uso de águas residuárias, não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. Existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação. No entanto, a demanda crescente por água tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de grande importância. Neste sentido, deve-se considerar oreuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água.
Dentro dessa ótica, os esgotos tratados têm um papel fundamental no planejamento e na gestão sustentável dos recursos hídricos como um substituto para o uso de águas destinadasa fins agrícolas e de irrigação, entre outros. Ao liberar as fontes de água de boa qualidade para abastecimento público e outros usos prioritários, o uso de esgotos contribui para a conservação dos recursos e acrescenta uma dimensão econômica ao planejamento dos recursos hídricos.
O ”reuso” reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidadeinferior. Essa prática, atualmente muito discutida, posta em evidência e já utilizada em alguns países é baseada no conceito de substituição de mananciais. Tal substituição é possível em função da qualidade requerida para um uso específico. Dessa forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso quando se utiliza água de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratados)para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padrões de potabilidade.
Águas residuais ou residuárias são todas as águas descartadas que resultam da utilização para diversos processos. Exemplos destas águas são:
 
* Provenientes de banhos;
* Provenientes de cozinhas;
* Provenientes de lavagens de pavimentos domésticos.
* Resultantes de processos defabricação.
* Resultam da infiltração nos coletores de água existente nos terrenos.
* Resultam de chuvas, lavagem de pavimentos, regas, etc.
 
As águas residuais transportam uma quantidade apreciável de materiais poluentes que se não forem retirados podem prejudicar a qualidade das águas dos rios, comprometendo não só toda a fauna e flora destes meios, mas também, todas as utilizaçõesque são dadas a estes meios, como sejam, a pesca, a balneabilidade, a navegação, a geração de energia, etc.
É recomendado recolher todas as águas residuais produzidas e transportá-las até a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Depois de recolhidas nos coletores, as águas residuais são conduzidas até a estação, onde se processa o seu tratamento.
O tratamento efetuado é, na maioria dasvezes, biológico, recorrendo-se ainda a um processo físico para a remoção de sólidos grosseiros. Neste sentido a água residual ao entrar na ETAR passa por um canal onde estão montadas grades em paralelo, que servem para reter os sólidos de maiores dimensões, tais como, paus, pedras, etc., que prejudicam o processo de tratamento. Os resíduos recolhidos são acondicionados em contentores, sendo...
tracking img