Reuso de agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA E REUSO DA ÁGUA

De acordo com o Instituto Sócio Ambiental, o Brasil é o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.

O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas.
Alémdisso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do Semi-Árido, onde os rios são pobres e temporários. Essa água, no entanto, é distribuída de forma irregular, apesar da abundância em termos gerais. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentraçõespopulacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do País tem disponíveis 6% do total da água.
Mesmo na área de incidência do Semi-Árido (10% do território brasileiro; quase metade dos estados do Nordeste), não existe uma região homogênea. Há diversos pontos onde a água é permanente, indicando que existem opções parasolucionar problemas socioambientais atribuídos à seca.
Como sabemos, a água é um bem natural precioso. Embora encontrada em grande quantidade no planeta Terra, seu tratamento é caro e trabalhoso. Alguns especialistas afirmam que, se o consumo de água continuar nos níveis atuais (considerando o alto desperdício), futuramente poderá enfrentar sérios problemas de falta de água. Além decolaborar com o meio ambiente, a prática de economia de água e seu consumo consciente, podem gerar uma boa economia na conta de água no final do mês.

Com isso devemos criar diversas medidas construtivas e sustentáveis, para que possamos miminizar os danos causados pela falta de economia de água no planeta, criando programas para conscientização da população e tentando criar medidas para areutilização da água.


Programa de Uso Racional da Água
O Programa de Uso Racional da Água-PURA foi criado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo em 1996 e tem como principal objetivo atuar na demanda de consumo de água, incentivando o Uso Racional por meio de ações tecnológicas e medidas de conscientização dos clientes para enfrentar a escassez de recursos hídricos. Oprograma tem como seu foco principal as bacias hidrográficas com condições críticas de disponibilidade hídrica.
Destacam-se também os seguintes objetivos:

- Conscientizar a população da questão ambiental visando mudanças de hábitos e eliminação de vícios de desperdício com foco na conservação e conseqüente aumento da disponibilidade do recurso água;
- Promover maior disponibilidade de águapara áreas carentes e garantir o fornecimento;
- Prorrogar a vida útil dos mananciais existentes de modo a garantir a curto e médio prazo o fornecimento da água necessária à população;
- Reduzir os custos do tratamento de esgoto ao diminuir os volumes de esgotos lançados na rede pública;
- Postergar investimentos necessários à ampliação do Sistema Produtor de Água bem como do Sistema deEsgotamento Sanitário da Região Metropolitana de São Paulo;
- Incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à redução do consumo de água; 
- Diminuir o consumo de energia elétrica e outros insumos.
De acordo com a SABESP, nas últimas décadas, verificou-se o crescimento vertiginoso das cidades, em decorrência do êxodo da população rural e da formação de grandes concentraçõespopulacionais, tornando cada vez mais escasso o recurso natural água. Além do aumento populacional, contribuem para a escassez:
- A poluição do recurso hídrico, o que implica na diminuição da disponibilidade de água com qualidade para os diversos tipos de usos;
- O incremento na melhoria do bem-estar da população que está diretamente relacionado com o aumento do consumo individual de água, com o...
tracking img