Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do Anexo 12
INTRODUÇÃO

A professora universitária Andréa Lourdes Ribeiro, reconhece que os resumos são feitos por diversos docentes, porém, observa que, existe um desencontro ente o que foi pedido e que será entregue.
Muitas vezes, o professorprecisa buscar novas alternativas para auxiliá-los.

DESENVOLVIMENTO

Um passeio pelo conceito de resumo

Segundo Schneuwlye e Dolz (1999:14) revelam que a cultura do sistema escolar define o resumo como uma representação sintética do texto que será resumido, sendo transmitido à escrita um texto melhor compreendido.
De acordo com Salvador (1978: 17-19),ao discutir métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica, define o gênero como “uma apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto de um artigo, obra ou outro documento, pondo em relevo os elementos de maior interesse e importância”.
Pode-se classificar o resumo em três categorias: indicativo informativo, e crítico.
O resumo indicativo; através da leitura dotexto, descreve a natureza a forma e o propósito do escrito.
O resumo informativo; dispensa a leitura e coloca apenas as principais informações.
O resumo crítico, ou resenha; formula o julgamento sobre o texto.
A finalidade de um resumo é investigar, reunir conhecimentos para formar um novo texto de forma breve concisa e seletiva. É reduzir ao máximo a termosbreves e precisos a parte essencial de um tema.
Severino (1986) e Salomon (1971/2001) são autores bastante consultados na área acadêmica, e adotam a mesma definição e classificação para o resumo.
Existem também outros gêneros textuais que circulam o âmbito acadêmico que são os fichamentos, tais como: fichas de indicações bibliográficas, ficha de transcrição, ficha deresumo, ficha de comentário. De acordo com Medeiros (1991), a ficha de resumo “apresenta uma das idéias do autor” (op. cit. p, 55); mas, esse mesmo autor, dá um duplo sentido na expressão síntese de idéias, que não deixa claro se é resumo ou fichamento. Esse tipo de confusão traz conseqüências desastrosas tanto para docente quanto para discente.
Existe um grau de definição para aorganização temática, composicional e estilística de um texto. Esses gêneros circulam em nosso cotidiano e são denominados de várias formas, tais como: receitas de culinária, telefonemas, cartas, manuais de instrução, bulas de remédios, listas telefônicas, notícias, entre tantos outros.
Qualquer pessoa que fale a língua portuguesa identificará diversos tipos de textos, e isso é possívelporque os gêneros são formas convencionais de enunciados, mais ou menos estáveis, histórica e socialmente situados.
Mas isso não impede de ter uma inovação ou mesmo mudança, pois, eles se definem não apenas por propriedades lingüísticas, mas predominantemente por propriedades funcionais e pragmáticas (cf. MARCUSCHI, 2002:19-36).
Ainda para Marcuschi (2002) os gênerospodem apresentar-se bastante heterogêneos com relação à forma lingüística.
Um mesmo texto redigido de forma científica poderá ser publicado tanto numa revista científica quanto em um jornal diário passando a ser um artigo de divulgação científica. O que mudou foi apenas os aspectos informativos. Assim Marcuschi defende que; é preciso considerar os papeis dos atores, as funções e...
tracking img