Ficha de leitura-lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliografia do Artigo em Análise:
Revista de divulgação 83
Técnico-Científica do ICPG
Vol. 3 N. 11 - Jul.-dez. /2007
ISSN 1807-2836
Jamile Beatriz Carneiro e Silva
Ernani José Schneider

“Aspectos sócio - Afectivos do Processo do Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa”
Wallon (apud GALVÃO, 2003)
Data: 17 de Maio de 2011
Nº Página – Parágrafo
Anotações e Observações

“Asemoções, assim como os sentimentos e os desejos, são
Manifestações da vida afectiva. Na linguagem comum costuma-
se substituir emoção por afectividade, tratando os
termos como sinónimos. Todavia, não o são. A afectividade
é um conceito mais abrangente no qual se inserem
várias manifestações”.
Wallon (apud GALVÃO, 2003, p. 61)  O objectivo deste artigo é expor conceitos fundamentais da teoriawalloniana para a compreensão da dimensão afectiva e da sua relevância no desenvolvimento do processo Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. Outro objectivo é suscitar reflexões sobre a prática daqueles que forem afectados pelo texto. Este processo é o recurso fundamental do professor:
 A sua compreensão, e o papel da afectividade é um elemento importante para aumentar a sua eficácia, bem comopara a elaboração de programas de formação de professores.
“Os domínios funcionais entre os quais se dividirão o estudo das etapas que a criança percorre serão, portanto, os da afectividade, do acto motor, do conhecimento e da pessoa. Os conjuntos ou domínios funcionais são, portanto, construtores de que a teoria se vale para explicar o psiquismo, para explicar didacticamente o que éinseparável: A pessoa.

“A discrepância de significados das palavras por parte dos falantes parece evidenciar que ao adquirirmos uma palavra podemos não “agarrar” todo o significado nela contido: por outro lado, a sintonia do significado remete-nos, para o papel da experiência pessoal.”
(p.122).
 O conjunto cognitivo oferece um conjunto de funções que permite a aquisição e a manutenção do conhecimentopor meio de imagens, noções, ideias e representações. É ele que permite ainda registar e rever o passado, fixar e analisar o presente e projectar futuros possíveis e imaginários.

“ O processo de Ensino-Aprendizagem só pode ser analisado como uma unidade, pois ensino e aprendizagem são faces de uma mesma moeda; nessa unidade, a relação interpessoal professor-aluno é um factor determinante.Esses agentes são concretos, históricos, trazendo a bagagem que o meio lhes ofereceu até então; aqui está em desenvolvimento, processo que é aberto e permanente”.

“ O processo Ensino-Aprendizagem é o recurso fundamental do professor: sua compreensão, e o papel da afectividade nesse processo, é um elemento importante para aumentar a sua eficácia, bem como para a elaboração de programas de formaçãode professores.”

 No pólo do ensino temos um professor que, para atingir os seus objectivos, deve ter a clareza em alguns aspectos: Confiar na capacidade do aluno é fundamental para que o mesmo aprenda; ao ensinar, está a promover o desenvolvimento do aluno e do próprio; ao desempenhar todas as suas tarefas no quotidiano escolar, este revela diferentes saberes (conhecimento específico da suaárea e de como comunicá-la aos alunos, habilidades de relacionamento interpessoal, conteúdos da cultura). Que são, no dizer de Tardif (2000, 2002), temporais, plurais e heterogéneos.
 Estes saberes são construídos no tempo, na socialização familiar, escolar, profissional, numa integração cognitiva -afectiva (conhecimentos, concepções, crenças, valores).

“A afectividade é um tema que vem sendomuito debatido, tanto
nos meios educacionais quanto fora dele. No universo escolar, há um consenso entre educadores com base nas principais teorias do desenvolvimento sobre a importância da qualidade das primeiras relações afectivas da criança.
A afectividade implica directamente no desenvolvimento emocional e afectivo, na socialização, nas interacções humanas e, sobretudo, na...
tracking img