Resumo o surgimento da filosofia na grécia antiga -marcondes d. - iniciação à história da filosofia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O surgimento da Filosofia na Grécia Antiga -Marcondes D. - Iniciação à história da filosofia.

Sua forma de pensamento nasceu na Grécia por volta do sec. VI a.C. Com Aristóteles como sua molapropulsora ,que chegou a definir em seu livro I da Metafísica Tales de Mileto como o primeiro filósofo .
A forma de pensamento filosófico-científico existia muito antes de Tales e seus discípulos. Ospovos da antiguidade ,assírios e babilônios, chineses e indianos, egípcios, persas e hebreus – todos tiveram visões próprias da natureza e maneiras diversas de explicar os fenômenos e processos naturais.Mas os gregos é que fizeram ciência, foi na cultura grega que se iniciou o filosófico-científico. É caracterizado com o homem querendo entender o mundo e tudo ao seu redor.
O pensamento mítico passaa realidade em forma de mitos (histórias populares de oralidade) e a origem do mundo. Mito (ou palavra originária Mythos) significa um discurso fictício ou imaginário ,é uma produção culturaltradicional e folclórica sem autores de forma oral,que é passado de gerações de um povo. Homero, Hesíodo são as principais fontes de nosso conhecimento dos mitos gregos ,que as registraram.
O mito tem suaprópria visão de se ver e entender o mundo, isso inclui a adesão e a aceitação da pessoa. Ele não se tem explicação ou discussão sobre seus argumentos , é um dogma (ou seja ,incontestável) ,opensamento central mítico é pelo apelo do sobrenatural ,mistério ,sagrado e à magia ,o que governa a natureza em geral para ele são os deuses (ou espíritos).
O pensamento filosófico-científico surge a partirdessa desaprovação do real que encontramos no mítico. A escola jônica foi a primeira a buscar uma explicação do mundo natural,que se baseia nas causas naturais. Mesmo depois de ser aplicado esse novoconhecimento ,o pensamento mítico não perde sua influência pois mostra um longo período de transição e de transformação de própria sociedade grega. A religião também foi enfraquecendo ao decorrer do...
tracking img