1 Bimestre faculdade maringa psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Explique as características ETIMOLÓGICAS do termo FILOSOFIA, destacando os seguintes aspectos: sábio e sabedoria, gratuidade e interesse, racional e irracional.

A palavra "filosofia" (do grego) é uma composição de duas palavras: philos e sophia. A primeira é uma derivação de philia que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais; a segunda significa sabedoria ousimplesmente saber. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.

A tradição atribui ao filósofo Pitágoras de Samos (que viveu no século V a.C.) a criação da palavra. Conforme essa tradição, Pitágoras teria cunhado o termo para modestamente ressaltar que asabedoria plena e perfeita seria atributo apenas dos deuses; os homens, no entanto, poderiam venerá-la e amá-la na qualidade de filósofos.

A palavra philosophia não é simplesmente uma invenção moderna a partir de termos gregos, mas, sim, um empréstimo tomado da própria língua grega. Os termos philosophos e philosophein já teriam sido empregados por alguns pré-socráticos (Heráclito, Pitágoras eGórgias) e pelos historiadores Heródoto e Tucídides. Em Sócrates e Platão, o termo exprime certa modéstia e certo ceticismo em relação ao conhecimento humano.

Assim, a filosofia antiga teve início no século VI a.C. e se estendeu até a decadência do império romano no século V d.C. Pode-se dividi-la em quatro períodos: (1) o período dos pré-socráticos; (2) um período humanista, em que Sócrates eos sofistas trouxeram as questões morais para o centro do debate filosófico; (3) o período áureo da filosofia em Atenas, em que despontaram Platão e Aristóteles; (4) e o período helenístico. Às vezes se distingue um quinto período, que compreende os primeiros filósofos cristãos e os neoplatonistas. Os dois autores mais importantes da filosofia antiga em termos de influência posterior foram Platão eAristóteles.

2) Explique as características do conhecimento e ATITUDE FILOSÓFICA, destacando os seguintes aspectos: reflexão, criticidade, radicalidade e totalidade, a partir do texto do livro de Maria Arruda Aranha, FILOSOFANDO: DO MITO À RAZÃO.

Atitude filosófica é uma atitude crítica e criativa frente à realidade posta pelo mundo.

A atitude filosófica é crítica porque o serhumano tomado por tal atitude dúvida das verdades estabelecidas pela sociedade, como por exemplo, as regras estabelecidas que são postas em dúvida e, dessa maneira, o homem e a mulher tomados pela crítica fundamentam as suas crenças e não ficam alienados frente às verdades que o meio lhe impõe. Ele ou ela procuram o seu autoconhecimento ao colocar as coisas em dúvida.

Outro ponto que faz daatitude filosófica uma atividade crítica é o fato do ser humano parar a sua cotidianidade e duvidar da realidade. O ser humano fica necessariamente perplexo diante da vida e com isso, ao se encantar com o cotidiano, o ser perplexado procura as soluções dos problemas que lhe atinge. Se o homem ou a mulher viverem imersos a assistir televisão, preso a uma tela vinte e quatro horas por dia,conseqüentemente, não conhecerá a sua realidade, e com isso, vai ter uma atitude alienada, passiva diante da vida. Entretanto, a atitude filosófica faz o individuo ter uma posição afirmativa sobre os problemas que tocam a vida.

Uma outra característica da atitude filosófica é a criação, pois ao tomar consciência dos problemas que cercam a vida, o homem ou a mulher perplexados com tais questões re-inventam a vida. Desse modo, cria novas saídas para resolver as inquietações que o mundo lhes apresenta.

A partir dos problemas que o indivíduo se conscientiza, ele constrói novos mundos. Tudo isso através da sua criatividade que é dada, sobretudo, por causa da sua atitude filosófica de ter uma posição não-passiva diante dos problemas e, assim, cria soluções para os problemas.

Essa é a...
tracking img