Resumo texto da janete azevedo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA
Análise do livro A educação como política pública, de Janete M. Lins de Azevedo
O livro foi escrito/publicado em 1997.
APRESENTAÇÃO
Este livro focaliza a educação destacando a sua dimensão de política pública de corte social, de natureza social. No início da apresentação do livro ela comenta sobre o início da década de 80.
Qual o contexto político da década de80?
- Chamada década perdida, pois houve uma retração da produção industrial e um menor crescimento da economia como um todo e diminuição do PIB.
- Ainda dentro do período da ditadura militar
- Diretas já
- Criação de partidos políticos (PT, PMDB, PSDB)
- Início do processo de redemocratização
- Constituição de 1988
No governo militar havia uma negação dos direitos sociais. Nesse bojo os estudossobre as políticas públicas passaram a ser objetos de pesquisa.

Ernesto Geisel (15/03/1974 a 15/03/1979)
João Figueiredo (15/03/1979 a 15/03/1985)
José Sarney (15/03/1985 a 15/03/1990)
Collor (15/03/1990 a 29/12/1992)
Itamar (29/12/1992 a 01/01/1995)
FHC (01/01/1995 a 01/01/2003)
Lula (01/01/2003 a 01/01/2011)
Dilma (01/01/2011)

Surgiram, então, algumas temáticas, como:
- a crise fiscal do estado eas necessidades de sua reforma
- as proposições neoliberais
- as ameaças ao estado do bem-estar social nas democracias avançadas
- fiasco do socialismo real

No Brasil, estávamos num “mal-estar social”. em seguida os estudos sobre as políticas públicas passaram a ter como parâmetro o movimento da globalização ( novas tendências de articulação da produção dos mercados e novos padrões desociabilidade).
Os estudos em educação passaram a privilegiar uma abordagem na dimensão de política estatal, com caráter interdisciplinar.

Caminho seguido pelo texto:
- resgate histórico-teórico das políticas públicas através do exame das abordagens neoliberal, pluralista, social-democráta e marxista.
- não final, pretende colocar em debate uma sugestão de caminho teórico-metodológico que pode contribuirpara a discussão das políticas educacionais.

INTRODUÇÃO
Aborda a educação como uma política social. Temos a política pública, depois a política social e depois a política educacional. Política exprime na condição de participação da pessoa que é livre nas decisões e nos rumos de uma determinada ação. (OLIVEIRA, 2010).
Política Pública é um conjunto de formulações no qual os governos traduzem seuspropósitos em programas e ações, que produzirão resultados ou mudanças no mundo real. (SOUZA, 2003).
As políticas públicas são o “estado em ação”. As políticas públicas têm dois enfoques:
- No plano abstrato levam-se em conta as estruturas de poder, estruturas de dominação e os conflitos sociais, que se condensam no Estado.
- No plano concreto implica considerar os recursos de poder e máquinagovernamental.


No texto a autora tece considerações sobre as visões ideológicas que entende serem as mais expressivas na condução, pelo Estado, de tais políticas. O capítulo um dedica-se a uma abordagem neoliberal, o dois à teoria liberal moderna da cidadania, o terceiro a abordagem marxista e um último capítulo buscando sintetizar uma proposta para a política educacional no espaço de interseção dasabordagens anteriores.
Temos o modo de acumulação capitalista, globalização, modo de acumulação flexível, novas tecnologias, mundo do trabalho, políticas educativas.
A – A abordagem neoliberal
As raízes da corrente neoliberal está no liberalismo clássico, ( século XVII). Com a implementação do estado liberal burguês, foram estendidos direitos políticos aos cidadãos como meio de garantir suaparticipação no poder na forma de uma democracia. Surge a concepção de democracia utilitarista, pelo qual cabe ao Estado a guarda dos interesses públicos, que seriam bens essenciais como educação, defesa e aplicação das leis.
A condução da atividade econômica dar-se-ía pela mão invisível do mercado (BENTHAM e MILL). A liberdade, o individualismo e a competitividade em busca do ganho ilimitado são...
tracking img