Via campesina (movimentos sociais)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Via Campesina
Via Campesina é uma organização internacional de camponeses que tem por objetivo defender os interesses desse segmento, que, segundo eles, representaria parte significativa da população mundial e historicamente seria mantida à margem dos benefícios da sociedade e das negociações de políticas nacionais e internacionais. Atualmente o secretariado internacional da Via Campesina(que é rotativo) está situado na Indonésia.
A organização é acusada de praticar ações criminosas e de servir como massa de manobra para partidos de esquerda. Os membros da via campesina alegam que são vítimas de uma ofensiva da direita visando criminalizar os movimentos sociais.




Objetivos
A Via Campesina é um movimento internacional que coordena organizações camponesas de pequenose médios agricultores, trabalhadores agrícolas, mulheres. Rurais e comunidades indígenas da Ásia, África, América e Europa. Trata-se de um movimento autônomo, pluralista, mas com ligações políticas e econômicas. Está formada por organizações nacionais e regionais cuja autonomia é cuidadosamente respeitada.
Está organizada em 8 regiões: Europa do Leste, Europa do Oeste, Nordeste e Sudeste daÁsia, Sul da Ásia, América do Norte, Caribe, América Central, América do Sul e na África.



Fundação
Originou-se em Abril de 1992, quando vários dirigentes camponeses da América Central, da América do Norte e da Europa reuniram-se em Manágua, Nicarágua no contexto do Congresso da União Nacional de Agricultores e Pecuaristas (Unión Nacional de Agricultores y Granaderos-UNAG).
Em maiode 1993, foi realizada a Primeira Conferência da Via Campesina em Mons, na Bélgica, durante a qual foi constituída como organização mundial e foram definidas as primeiras linhas estratégicas de trabalho, bem como suas estruturas. A Segunda Conferência Internacional realizou-se em Tlaxcala, México, em abril de 1996. Assistiram à mesma, 37 países e 69 organizações nacionais e regionais, queanalisaram uma série de temas que são preocupação central dos médios e pequenos produtores tais como: soberania alimentar, reforma agrária, invasões de terras, crédito e dívida externa, tecnologia, participação das mulheres, entre outros.
Durante a 2ª Conferencia é declarado o dia "17 de abril como dia Internacional da Luta Camponesa" em homenagem aos atingidos no massacre de Eldorado dos Carajás. Jáa Terceira Conferência foi em novembro/00 em Bangalore (Índia), e contou com mais de 100 delegados de organizações camponesas de 40 países. A Via Campesina está num processo de expansão e consolidação e pela sua natureza é uma organização politicamente complexa, pluricultural, com uma ampla cobertura geográfica projetando-se como uma organização da representatividade de pequenos e médiosprodutores a nível mundial.
A Via Campesina desenvolve seu trabalho a partir dos seguintes eixos de ação: Gremiais, Político, Econômico, Comunicação, Gênero, Capacitação e Tecnológico. Para cada um desses eixos definem-se objetivos e prioridades.



Atividades recentes e atuais no Brasil
Em março de 2002, após a invasão, roubo e depredação da fazenda dos filhos do Presidente da República, emBuritis, vemos, em abril, um dirigente do MST, financiado com dinheiro da "Via Campesina", dentro do "bunker" de Iasser Arafat, apresentando "a solidariedade" do MST à luta dos palestinos.
Em março de 2009 um grupo de mulheres, ocupou uma cultura experimental de eucaliptos para a produção de celulose, que estavam sendo geneticamente alteradas, evidenciando ato de flagrante coragem. Tambémrealizaram manifestação contra o agronegócio no prédio Ministério da Agricultura, em Brasília.
Sete pessoas da organização foram indiciadas pela polícia em março de 2009 pela ocupação de uma propriedade da Votorantim Celulose e Papel em Candiota, a 390 km de Porto Alegre, sob a acusação de invasão de propriedade e danos ao patrimônio. Em Barra Bonita, cerca de 600 mulheres e 40 crianças do...
tracking img