Resumo psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O comportamento humano é determinado pelos estímulos que este recebe constantemente, cada estimulo tem uma conseqüência conforme a intensidade das sensações causadas e a capacidade da percepção de cada individuo. As sensações são causadas por estímulos físicos como, visão, audição, olfato, paladar e tato. A forma como cada um codifica tais estímulos são denominados como percepção. Estes estímulose formas de codificação proporcionam a cada pessoa uma forma diferente de vivenciar as situações, afetando cada um de um modo particular, criando efeitos comportamentais e visões da realidade particulares a cada um. Não podemos deixar de comentar que cada experiência perceptiva tem como relevância os fatores sociais, como cultura, crenças, valores, limitações ambientais, família e educação. Todosnós sofremos a cada minuto uma overdose de informações, não importando sua origem ou meios pelos quais as recebemos, baseado no que foi dito antes essas informações serão selecionadas e organizadas de forma a determinar certo significado conforme os fatores de percepção relevantes a cada um determinando assim o comportamento.
Como a mente processa essas informações?
Bom, podemos determinar queas informações sensitivas conforme vão chegando as nossas mentes a percepção já vai se encarregando de ordenar e codificar as mesmas baseados em sistemas pré-definidos como nossas crenças e valores, facilitando a assimilação. Essas codificações ou traduções das informações são chamadas de gestalts.
Dentro da psicologia de Gestalt existem alguns fenômenos que são chamados de figura-fundo efechamento.
O primeiro fenômeno citado figura-fundo, refere-se à capacidade que a mente tem de dar formas aos estímulos externos ou internos minimizando as diferenças entre a figura e o fundo mantendo a integridade de um todo, o exemplo mais claro citado no texto refere-se a “insatisfação do subordinado e suas reclamações, contra as pressões exercidas sobre a pessoa que ocupa o cargo liderança “, essaparte mostra claramente como muitas vezes a figura se mistura em meio ao fundo, mesmo que a imagem seja completamente nítida as situações ao redor tendem a enfraquecer o impacto causado.
O segundo fenômeno fechamento mostra como a mente tende a fechar uma imagem ou uma situação antes mesmo que chegue ao final ou esteja concluída, esse fenômeno ocorre porque a mente tem gravada experiênciasanteriores, culturais e sociais, que por sua vez, tornam-se uma pré-determinação de algo que ira acontecer, um exemplo simples é ouvirmos uma musica e antes mesmo do final definimos as ultimas notas.
A percepção pode ser estimulada de varias formas uma delas são os fatores externos, esses têm grande importância na percepção que cada um de nós temos da realidade, os fatores muitas vezes são maisimportantes que os instrumentos que usamos para captar esses estímulos, ou seja, nossos sentidos. Os fatores externos são associados e captados da seguinte forma, pela sua intensidade, contraste, tamanho, proximidade, semelhança, repetição e freqüência, sempre levando em consideração nossas crenças e valores, afinal, essas experiências são determinantes dando a devida visibilidade ao que esta sendoproposto pela situação.
Dentro de nossas crenças e valores pessoais entra a percepção social e interpessoal, que determina a forma como vemos a sociedade a nossa volta e as pessoas com as quais nos relacionamos. Esse tipo de percepção é diretamente ligado à forma como definimos as personalidades, intenções ou impressões que as pessoas nos causam, tendo um efeito direto no comportamento quetemos com os outros. Tendemos a estereotipar ou achar os tipos ideais de grupos, baseados nisso, um exemplo claro é quando determinada pessoa faz parte de um determinado grupo, temos tendência a criar uma impressão imediata da mesma, sem ao menos termos conhecimento profundo de suas intenções e idéias, o Efeito Halo, deixando que determinadas informações se sobreponham as outras, criando um...
tracking img