Resumo psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia organizacional
Grupo
Podemos definir “grupo” como um conjunto de pessoas que interagem umas com as outras, são psicologicamente conscientes umas das outras, e percebem-se como um grupo.A um grupo, podemos apontar características como o tamanho, que é ilimitado devido ás possibilidades de mútua interação e perceção consciente.
Meros agrupamentos de pessoas não podem serenquadrados na definição de “grupo”, pois uma vez que não interagem não se percebem como grupo, embora tenham consciência umas das outras. Por sua vez, equipas de trabalho, setores de departamentos, estãoperfeitamente enquadrados no conceito de “grupo” pois detêm de interessem comuns.

Tipos de grupo em organizações
Dentro das organizações podem ser considerados dois tipos distintos de grupos,grupos formais e grupos informais.

Grupos Formais
Podemos definir grupo formal como o grupo que é deliberadamente formado pelos dirigentes, com o objetivo de desemprenharem tarefas específicasrelacionadas com o objetivo da organização.
Dependendo da sua duração, os grupos formais podem ainda ser divididos em dois subtipos, os grupos formais permanentes e os grupos formais temporários. Porgrupos formais permanentes entendemos entidades como diretores de uma empresa, grupos de indivíduos que proporcionam serviços especializados á organização do trabalho, etc.
Os grupos formaistemporários representam, por exemplo, os grupos de trabalho criados para uma determinada missão.

Grupos informais
Os membros de organizações são formalmente incumbidos a exercerem apenas certasatividades com o objetivo de desempenharem as suas funções na organização. Devido ao facto das necessidades de cada individuo irem além das necessidades mínimas referentes á execução das tarefas, cadaindividuo procura satisfazer algumas dessas necessidades através do desenvolvimento de uma série de relacionamentos com os outros membros da organização.
Se a ecologia da área de trabalho e os horários...
tracking img