Resumo de psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo da apostila Inserção Profissional do Psicólogo em Organizações e no Trabalho

Ao longo da historia, os processos de socialização foram sendo delegados a instituições e organizações sociais. Cada vez mais cedo as pessoas entram na escola e nela passam grandes e significativa parte de suas vidas se preparando para ocupar um papel social. Desde a infância ate a terceira idade as pessoaspassam maior parte do tempo em instituições sejam elas hospitais, escolas, postos de saúde, empresas, ingressando em organizações sociais para lutarem por causas coletivas e atingirem objetivos relevantes para a comunidade. O trabalho e a organização de trabalho estão presentes na vida de todos.  O desenvolvimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil acompanhou, em compassosubordinado, as ocorrências mundiais relativas à área. O seu surgimento esta associada à crescente industrialização, coincidindo com o despontar da própria Psicologia como campo geral de estudos e aplicação. Desempenho no trabalho e eficiência organizacional constituíram, desde o princípio, preocupações que orientam as atividades dos psicólogos nas organizações.
           A atribuição de sistematicidadeaos processos de avaliação e o reconhecimento progressivo das elaborações cientificas da psicologia auxiliaram as atividades dos psicólogos dirigidas para analisar características do trabalho que contribuíram para o aumento de eficiência organizacional. O âmbito de atuação foi sendo ampliado para outras atividades, como o treinamento dos empregados e a análise de fatores do ambiente que afetam otrabalho.
          O campo de aplicação, até meados da década de 30, centrava-se em estudos e intervenções junto aos incentivos financeiros, treinamento no trabalho, fadiga e monotonia, luminosidade e ventilação, testes de admissão, estudos de tempo e movimentos, turnos de trabalho, segurança e disciplina. Nas décadas seguintes, expandindo-se também nos demais países industrializados, asatividades do psicólogo e de outros profissionais ligados às ciências do comportamento dirigiram-se para os incentivos não financeiros, liderança e supervisão, relações interpessoais, atitudes dos empregados, moral no trabalho, avaliação de executivos, relações homem - máquina, entrevistas e aconselhamento.
          Em paralelo a avanços da tecnologia, aumento do tamanho das organizações, explosãopopulacional e imposição de novos valores, as necessidades sociais, de autoestima e auto realização foram trazidas para a pauta administrativa. Questões tradicionais, como as relativas a recrutamento, testagem, seleção, treinamento, análise de tarefas, incentivos, condições de trabalho e outras passaram a ser vinculadas ao sistema social da organização como um todo.
          A partir da segundametade do século XX foi marcada por intenso desenvolvimento tecnológico e movimentos que culminariam no que tem sido comum chamar de novas práticas de gestão; por exemplo, a gestão da qualidade total, a cultura de aprendizagem, o trabalho em equipes, as células de produção e outras.
          As preocupações com a formação profissional só começaram a ganhar forças a partir desse momento, atraindotambém os profissionais vinculados à Psicologia. A partir daí, surgiram efetivamente os primeiros investimentos na qualificação dos trabalhadores e as preocupações com métodos de gestão mais apropriados às condições e características da realidade brasileira, embora seja evidente o quanto continuam reproduzindo as elaborações originadas nos países colonizadores.
          As atividades do psicólogobrasileiro são muitas, entre elas: a seleção de pessoal, o recrutamento, o treinamento, a analise ocupacional, a avaliação de desempenho, planejamento e execução de projetos, os diagnósticos situacionais e as funções de assessoria e consultoria. Tais atividades configuram um tipo de inserção profissional diferenciado por ampliarem o nível de intervenção frente aos problemas organizacionais,...
tracking img