A historia do petroleo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1236 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A História do petróleo no Brasil.
A história do petróleo no Brasil começou no ano de 1858, quando o Marquês de Olinda concedeu a José de Barros Pimentel o direito de extrair betume em terrenos situados nas margens do rio Marau, na Bahia.
No ano de 1858 houve a primeira concessão de extração de betume em terrenos situados nas margens do rio Marau, na Bahia.
Em 1930, depois de vários poçosperfurados sem sucesso em alguns estados brasileiros, o engenheiro agrônomo Manoel Inácio Bastos tomou conhecimento que os moradores de Lobato, na Bahia, usavam uma “lama preta”, oleosa, para iluminar suas residências.
A partir desta informação, realizou várias pesquisas e coletas de amostras da lama oleosa.
No ano de 1932, o engenheiro agrônomo entregou ao presidente Getúlio Vargas um relatóriosobre a presença da substância em Lobato.
Conselho Nacional do Petróleo
Em 1938, toda a atividade petrolífera passou, por lei, a ser obrigatoriamente realizada por brasileiros.
Ainda nesse ano, em 29 de abril de 1938, foi criado o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), para avaliar os pedidos de pesquisa e lavra de jazidas de petróleo.
O decreto que instituiu o CNP também declarou de utilidadepública o abastecimento nacional de petróleo e regulou as atividades de importação, exportação, transporte, distribuição e comércio de petróleo e derivados e o funcionamento da indústria do refino. Mesmo ainda não localizadas, as jazidas passaram a ser consideradas como patrimônio da União.

Primeiros Poços: petróleo em terras da bahia
Em1939, os pioneiros Oscar Cordeiro e Manoel Inácio Bastosdescobriram em Lobato, na Bahia, sob jurisdição do recém-criado Conselho Nacional do Petróleo.
Mesmo sendo considerada subcomercial, a descoberta incentivou novas pesquisas do CNP na região do Recôncavo Baiano.

Em 1941, um dos poços perfurados deu origem ao campo de Candeias, o primeiro a produzir petróleo no Brasil. As descobertas prosseguiram na Bahia, enquanto o CNP estendia seus trabalhos aoutros estados.
MONOPÓLIO

Em 3 de outubro de 1953, depois de uma campanha popular, o presidente Getúlio Vargas assinou a Lei intensa 2004, que instituiu o monopólio estatal da pesquisa e lavra, refino e transporte do petróleo e seus derivados e criou a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras.
No ano de 1963, o monopólio foi ampliado, abrangendo também as atividades de importação e exportação depetróleo e seus derivados.

ÁGUAS PROFUNDAS

Um marco na história da Petrobras foi a decisão de explorar petróleo no mar. Em 1968, a companhia iniciou as atividades de prospecção offshore.
A Petrobras desenvolveu tecnologia de exploração em águas profundas e ultraprofundas – O Brasil está entre os poucos países que dominam todo o ciclo de perfuração submarina em campos situados a mais dedois mil metros de profundidade.
FIM DO MONOPÓLIO

A flexibilização do monopólio foi outro fato importante da história recente do petróleo no Brasil. No dia 6 de agosto de 1997, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei 9478 que permitiu a presença de outras empresas para competir com a Petrobras em todos os ramos da atividade petrolífera.
AUTO-SUFICIÊNCIA
O ano de 2003 éconsiderado um marco na história da Petrobras. A produção doméstica de petróleo atingiu a marca de 1,54 milhão de barris por dia, representando cerca de 91% da demanda de derivados do país. A meta de produção nacional
estabelecida no Plano Estratégico Petrobras 2015 é de 2,3 milhões de barris por dia em 2010. Para isso, serão implantados 15 grandes projetos de produção de petróleo até o ano de 2008.No Brasil, a existência do petróleo já era computada durante os tempos do regime imperial. Nessa época, o Marquês de Olinda cedeu o direito a José Barros de Pimentel de realizar a extração de betume nas margens do rio Marau, na Bahia. Até as primeiras décadas do século XX, alguns estudiosos e exploradores anônimos tentaram perfurar alguns poços de petróleo sem obter êxito. Contudo, em...
tracking img