Resumo preconceito linguistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do capítulo segundo, O circulo vicioso do preconceito linguístico, do livro Preconceito linguístico (o que é, como se faz) de Marcos Bagno.

Neste capítulo do livro “PreconceitoLinguístico”, Bagno nos mostra de forma clara e objetiva uma crítica àqueles que cultuam a norma culta e àqueles que não a dominam.

O Capítulo está dividido em quatro partes: 1 Os três elementos que na verdadesão quatro, 2 Sob o império de Napoleão, 3 Um festival de asneiras e 4 Beethoven não é dançado, as quais estão interligadas, formando assim, um circulo vicioso ligado ao preconceito linguístico e tem agramática tradicional como fator primordial que transmite seus preceitos e estimula a produção de livros. A proposta do autor é justamente romper essas diferenças referentes à língua e a norma culta.Primeiro vamos conhecer o que é esse círculo vicioso proposto por Marcos Bagno. Ele é composto por três elementos: a gramática tradicional, os métodos tradicionais de ensino e os livros didáticos.Bagno costuma denominá-los de “Santíssima Trindade” do preconceito linguístico,segundo ele, com todo respeito aos seus amigos teólogos. A pergunta é: como se forma esse círculo? Então temos a gramáticanormativa tradicional que inspira a prática de ensino e, por sua vez, provoca o surgimento da indústria do livro didático, cujos autores -fechando esse círculo- recorrem à gramática normativa comofonte de concepções e teorias sobre a língua.

Essa gramática tradicional continua firme e forte, como podemos verificar nas gramáticas mais recentes. Continua sendo abordada nas escolas,mas a tendência atual, a crítica dos preconceitos e o exercício da tolerância tem tornado o ambiente escolar mais respirável e democrático quanto a isso. O Ministério da Educação tem feito esforçospara provocar uma reflexão sobre os temas relativos à ética e à cidadania, para estimular uma postura menos dogmática e mais flexível. Temos que esperar para ver em que medida esses esforços se...
tracking img