Resumo porque democracia - norberto bobbio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POR QUE DEMOCRACIA?
Norberto Bobbio
O autor discute o problema entre aliar democracia e socialismo. E, afirma que o maior problema da esquerda europeia seria criar uma máquina estatal que seja aomesmo tempo eficiente sem ser opressiva.
Para ele, uma ditadura – ainda que socializante – termina sempre numa mudança de patrão para a massa oprimida.
Até hoje a história não confirmou e nempermitiu que se tornasse realidade qualquer síntese prática de democracia e socialismo.
Redefinir a democracia:
O conceito tradicional de democracia não é elástico. “Democrático” é um sistema de poderno qual as decisões coletivas, isto é, as decisões que interessam a toda a coletividade são tomadas por todos os membros que a compõem.
O poder está estritamente associado à liberdade. Quanto maisliberdade de escolha se tem, mais poderoso se é. O sistema democrático deve garantir uma pluralidade de grupos políticos dentre os quais a maioria dos eleitores deve escolher.
Por que a democracia édesejável
A preferência pela democracia em detrimento da autocracia explica-se por três perspectivas:

* Ética: pode ser identificada na definição rousseauniana de liberdade, que é a “obediênciaàs leis que cada um se determinou”. Chamada também de liberdade positiva ou liberdade como autonomia. Tal liberdade seria um valor-limite, cuja realização é sempre inadequada.
* Política: A razão dapreferência pela democracia reside no fato de ela ser o principal remédio contra o abuso de poder.
* Utilitária: Acredita-se que os melhores intérpretes do interesse coletivo são os própriosinteressados. “Vox populi vox dei”
A variedade de opiniões pode se tornar um obstáculo à deliberação do Estado. As instituições da democracia, delegada ou representativa, nascem da necessidade desimplificar a multiplicidade de opiniões.
Se a democracia é desejável em uma sociedade socialista
Os três argumentos a favor da democracia para a sociedade socialista:
* Ético: O socialismo não visa...
tracking img